Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/14765
Título: | O questionamento como elemento integrador do blogue nas aulas de ciências |
Autor: | Rocha, Leonel Seroto |
Orientador: | Souza, Francislê Neri de Bettencourt, Teresa |
Palavras-chave: | Multimédia em educação Estratégias da aprendizagem Internet Blogues Web 2.0 Motivação para a aprendizagem Ensino básico 3º ciclo Ensino-aprendizagem |
Data de Defesa: | 2015 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A investigação sobre a promoção do questionamento na relação pedagógica
revela ser uma estratégia que valoriza o papel do aluno enquanto aquele que
aprende, alterando a forma como as aulas são vividas por alunos e
professores. Perante a inexistência de estudos que ensaiem o estímulo ao
questionamento e, simultaneamente, integrem a Web 2.0 no processo de
ensino e de aprendizagem no Ensino Básico, delineou-se a presente
investigação. O estudo situa-se, assim, na interseção de dois campos: por um
lado, as potencialidades do incentivo ao questionamento no processo
pedagógico e, por outro, a integração educativa das TIC.
A questão de Investigação que orientou este estudo foi a de avaliar de que
forma é que o incentivo ao questionamento poderia contribuir para integrar o
blogue de disciplina no trabalho em sala de aula de Ciências Naturais. Assim,
concebemos, implementámos e avaliámos uma intervenção didática centrada
na promoção da competência de questionamento, dando voz aos alunos,
estimulando-os a formularem perguntas sobre os conteúdos, tanto
presencialmente como no blogue da disciplina, denominado por “Mentes
Curiosas”, utilizando essas perguntas como elementos integradores dos dois
espaços.
O estudo seguiu uma metodologia de investigação-ação e envolveu 36 alunos
do 9.º ano de escolaridade, divididos em duas turmas, na disciplina de
Ciências Naturais. Os instrumentos e métodos de recolha de dados foram
diversificados, tendo todos os dados sido submetidos a uma análise de
conteúdo.
O estudo revela que os alunos utilizaram o blogue respondendo aos desafios
colocados escrevendo comentários, respostas e, sobretudo, fazendo
perguntas para as quais gostariam de obter respostas. O docente integrou
essas perguntas na prática letiva dando continuidade às discussões de um
ambiente para o outro, utilizando, desta forma, as perguntas dos alunos para a
integração dos dois ambientes. A análise do questionamento registado revela
que as perguntas online estão mais centradas nos conteúdos científicos e
apresentam maior qualidade cognitiva quando comparadas com as formuladas
em sala de aula. Por sua vez, no contexto presencial, as perguntas escritas
são de maior nível de complexidade do que as perguntas orais. Através das
diversas estratégias implementadas, quer para a promoção da capacidade de
escrever perguntas, quer no trabalho realizado com o blogue, transformou-se a
dinâmica do trabalho em sala de aula, melhorando-se o empenhamento dos
alunos na aprendizagem. A estratégia de incentivo ao questionamento pelos
alunos revelou-se, assim, como um fator que permite integrar de forma
profícua o ambiente online no ambiente presencial neste nível de ensino.
Por fim, a reflexão que fomos fazendo sobre as potencialidades do
questionamento na relação professor-alunos-conteúdos, tanto no ambiente
presencial como no virtual, levou-nos a perspetivar as perguntas segundo duas
dimensões: Competência Cognitiva e Estratégia Didática. Enquanto
Competência, o questionamento assume a função de ferramenta cognitiva e
de regulador do processo de ensino e de aprendizagem. Enquanto Estratégia,
a pergunta pode ser encarada como uma ferramenta didática na relação
dialógica que se estabelece entre professor e alunos. The Research on the promotion of questioning in the pedagogical relationship turns out to be a strategy that emphasizes the role of the student as one who learns by changing the way the classes are experienced by students and teachers. The absence of studies, that test the stimulus to questioning and simultaneously integrate Web 2.0 in teaching and learning in basic education process, lead us to describe the present investigation. The study lies thus at the intersection of two fields: firstly, the potential of incentive to question the pedagogical process, and secondly, the educational integration of ICT. The question that guided this study was to assess how the incentive of questioning would help to integrate the blog in the classroom of Natural Sciences. Therefore, we designed, implemented and evaluated an educational intervention focused on promoting questioning competence, giving voice to the students, encouraging them to ask questions about the content, both face to face and in the course blog, named "Curious Minds", using these questions as integrating elements of both spaces. The study followed an action research methodology and involved 36 students in the 9th grade, divided into two classes in Natural Sciences subject. The instruments and methods of data collection were diverse and all data was submitted to a content analysis. The study revealed that students used the blog to respond to the challenges posed by writing comments, responses and especially asking questions for which they would like to get answers. The teacher integrated these questions in teaching practice keeping on the discussions from one environment to the other, using thus the students' questions to integrate the two environments. The analysis of the recorded questioning reveals that the online questions are more focused on science content and have greater cognitive capacity compared to those made in the classroom. In classroom context, in turn, the questions are written in a higher level of complexity than the oral questions. Through various implemented strategies, either to promote the ability to write questions or the work done with the blog, the dynamics of working in the classroom changed, thus improving the engagement of the students in learning. The strategy to encourage the questioning by the students proved, thus, as being a factor that allows a fruitful integration of online environment in classroom environment in this level of education. Finally, the reflection that we were been doing on the potential of the questioning in the relationship teacher-student-content, both in the classroom and in the virtual environment, has led us to understand the questions according to two dimensions: Cognitive Skill and Didactic Strategy. As skill, the questioning plays the role of a cognitive tool, as well as a teaching and learning process regulator. As a strategy, a question can be seen as a didactic tool in the dialogical relationship established between teacher and students. |
Descrição: | Doutoramento em Multimédia em Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14765 |
Aparece nas coleções: | DeCA - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento DEP - Teses de doutoramento |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.