Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14765
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSouza, Francislê Neri dept
dc.contributor.advisorBettencourt, Teresapt
dc.contributor.authorRocha, Leonel Serotopt
dc.date.accessioned2015-10-22T13:35:49Z-
dc.date.available2015-10-22T13:35:49Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/14765-
dc.descriptionDoutoramento em Multimédia em Educaçãopt
dc.description.abstractA investigação sobre a promoção do questionamento na relação pedagógica revela ser uma estratégia que valoriza o papel do aluno enquanto aquele que aprende, alterando a forma como as aulas são vividas por alunos e professores. Perante a inexistência de estudos que ensaiem o estímulo ao questionamento e, simultaneamente, integrem a Web 2.0 no processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Básico, delineou-se a presente investigação. O estudo situa-se, assim, na interseção de dois campos: por um lado, as potencialidades do incentivo ao questionamento no processo pedagógico e, por outro, a integração educativa das TIC. A questão de Investigação que orientou este estudo foi a de avaliar de que forma é que o incentivo ao questionamento poderia contribuir para integrar o blogue de disciplina no trabalho em sala de aula de Ciências Naturais. Assim, concebemos, implementámos e avaliámos uma intervenção didática centrada na promoção da competência de questionamento, dando voz aos alunos, estimulando-os a formularem perguntas sobre os conteúdos, tanto presencialmente como no blogue da disciplina, denominado por “Mentes Curiosas”, utilizando essas perguntas como elementos integradores dos dois espaços. O estudo seguiu uma metodologia de investigação-ação e envolveu 36 alunos do 9.º ano de escolaridade, divididos em duas turmas, na disciplina de Ciências Naturais. Os instrumentos e métodos de recolha de dados foram diversificados, tendo todos os dados sido submetidos a uma análise de conteúdo. O estudo revela que os alunos utilizaram o blogue respondendo aos desafios colocados escrevendo comentários, respostas e, sobretudo, fazendo perguntas para as quais gostariam de obter respostas. O docente integrou essas perguntas na prática letiva dando continuidade às discussões de um ambiente para o outro, utilizando, desta forma, as perguntas dos alunos para a integração dos dois ambientes. A análise do questionamento registado revela que as perguntas online estão mais centradas nos conteúdos científicos e apresentam maior qualidade cognitiva quando comparadas com as formuladas em sala de aula. Por sua vez, no contexto presencial, as perguntas escritas são de maior nível de complexidade do que as perguntas orais. Através das diversas estratégias implementadas, quer para a promoção da capacidade de escrever perguntas, quer no trabalho realizado com o blogue, transformou-se a dinâmica do trabalho em sala de aula, melhorando-se o empenhamento dos alunos na aprendizagem. A estratégia de incentivo ao questionamento pelos alunos revelou-se, assim, como um fator que permite integrar de forma profícua o ambiente online no ambiente presencial neste nível de ensino. Por fim, a reflexão que fomos fazendo sobre as potencialidades do questionamento na relação professor-alunos-conteúdos, tanto no ambiente presencial como no virtual, levou-nos a perspetivar as perguntas segundo duas dimensões: Competência Cognitiva e Estratégia Didática. Enquanto Competência, o questionamento assume a função de ferramenta cognitiva e de regulador do processo de ensino e de aprendizagem. Enquanto Estratégia, a pergunta pode ser encarada como uma ferramenta didática na relação dialógica que se estabelece entre professor e alunos.pt
dc.description.abstractThe Research on the promotion of questioning in the pedagogical relationship turns out to be a strategy that emphasizes the role of the student as one who learns by changing the way the classes are experienced by students and teachers. The absence of studies, that test the stimulus to questioning and simultaneously integrate Web 2.0 in teaching and learning in basic education process, lead us to describe the present investigation. The study lies thus at the intersection of two fields: firstly, the potential of incentive to question the pedagogical process, and secondly, the educational integration of ICT. The question that guided this study was to assess how the incentive of questioning would help to integrate the blog in the classroom of Natural Sciences. Therefore, we designed, implemented and evaluated an educational intervention focused on promoting questioning competence, giving voice to the students, encouraging them to ask questions about the content, both face to face and in the course blog, named "Curious Minds", using these questions as integrating elements of both spaces. The study followed an action research methodology and involved 36 students in the 9th grade, divided into two classes in Natural Sciences subject. The instruments and methods of data collection were diverse and all data was submitted to a content analysis. The study revealed that students used the blog to respond to the challenges posed by writing comments, responses and especially asking questions for which they would like to get answers. The teacher integrated these questions in teaching practice keeping on the discussions from one environment to the other, using thus the students' questions to integrate the two environments. The analysis of the recorded questioning reveals that the online questions are more focused on science content and have greater cognitive capacity compared to those made in the classroom. In classroom context, in turn, the questions are written in a higher level of complexity than the oral questions. Through various implemented strategies, either to promote the ability to write questions or the work done with the blog, the dynamics of working in the classroom changed, thus improving the engagement of the students in learning. The strategy to encourage the questioning by the students proved, thus, as being a factor that allows a fruitful integration of online environment in classroom environment in this level of education. Finally, the reflection that we were been doing on the potential of the questioning in the relationship teacher-student-content, both in the classroom and in the virtual environment, has led us to understand the questions according to two dimensions: Cognitive Skill and Didactic Strategy. As skill, the questioning plays the role of a cognitive tool, as well as a teaching and learning process regulator. As a strategy, a question can be seen as a didactic tool in the dialogical relationship established between teacher and students.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMultimédia em educaçãopt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.subjectInternetpt
dc.subjectBloguespt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.subjectMotivação para a aprendizagempt
dc.subjectEnsino básico 3º ciclopt
dc.subjectEnsino-aprendizagempt
dc.subject.otherBloguept
dc.subject.otherIntegração das TICpt
dc.subject.otherQuestionamentopt
dc.subject.otherSala de Aulapt
dc.subject.otherEnsino e Aprendizagempt
dc.titleO questionamento como elemento integrador do blogue nas aulas de ciênciaspt
dc.typedoctoralThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid101421613-
Aparece nas coleções: DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TESE.pdf13.02 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.