DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/1412

title: O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS
authors: Rodrigues, Florentino André Tavares
advisors: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
keywords: Ensino multimédia
Formação de professores
E-learning
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O e-Learning na Formação Contínua dos Professores: um Estudo Exploratório na Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Multimédia em Educação, para a obtenção do grau de Mestre, pela Universidade de Aveiro. Constitui o móbil deste estudo analisar a viabilidade do recurso às tecnologias da informação e comunicação para a formação à distância para os professores de FPS, através da utilização de uma modalidade formativa baseada em e-Learning. Para isso, delineámos como objectivos principais deste estudo: (1) identificar as potencialidades do e-Learning para a formação contínua dos professores de FPS; (2) analisar os conhecimentos tecnológicos dos professores de FPS no sentido de desenvolver uma formação contínua através da modalidade do e-Learning; (3) discutir o recurso às TIC como um factor importante que possibilita a aplicação do modelo de aprendizagem ao longo de toda a vida. Neste estudo, participaram 42 professores, quatro directores de escolas secundárias e cinco pessoas com experiência ao nível do ensino à distância. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário anónimo e voluntário, aplicado a professores e directores das escolas secundárias da ilha de Santiago e um inquérito por entrevista estruturada dirigida a pessoas com experiência no ensino à distância. À guisa de conclusão, apurou-se que o e-Learning poderá ser uma modalidade que permite desenvolver uma educação ao longo de toda a vida e deve constituir a modalidade de formação contínua para os professores de FPS, uma vez que já existem algumas bases para sua implementação em Cabo Verde. ABSTRACT: Using e-Learning for inservice teacher training program: an exploratory study in the subject of Formação Pessoal e Social (FPS) is the result of a research done in the graduation course of Multimedia in Education, at University of Aveiro. The purpose of this study is to analise the possibility to use information and communications resources in the distance training of teachers using an e-Learning-based training approach. The following objectives were designed for this study: (1) to identify the advantages of e-Learning for in-service training of FPS teachers; (2) to analyse FPS teachers technological knowledge in order to develop a in-service training program through e-Learning; (3) to discuss the use of information and communication technologies as an important factor that facilities the use of this approach for lifelong learning. In this study, as a sample, forty-two teachers, four directors of schools and five experienced teachers participated. The instruments used to collect data were voluntary and anonymous questionnaires applied to teachers and directors of high schools in Santiago Island, and structured interviews with teachers that were experienced in distance learning. In conclusion, we believe that an e-Learning training aproach may allow life-long learning and development skills and should be the chosen in-service training approach for FPS teachers, once there is already some basis for its implementation in Cape Verde.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/1412
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
2010000442.pdf1.29 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2