TY: THES T1 - O e-learning na formação contínua de professores: um estudo exploratório na disciplina de FPS A1 - Rodrigues, Florentino André Tavares N2 - O e-Learning na Formação Contínua dos Professores: um Estudo Exploratório na Disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) resulta de um trabalho de investigação realizado no âmbito do curso de mestrado em Multimédia em Educação, para a obtenção do grau de Mestre, pela Universidade de Aveiro. Constitui o móbil deste estudo analisar a viabilidade do recurso às tecnologias da informação e comunicação para a formação à distância para os professores de FPS, através da utilização de uma modalidade formativa baseada em e-Learning. Para isso, delineámos como objectivos principais deste estudo: (1) identificar as potencialidades do e-Learning para a formação contínua dos professores de FPS; (2) analisar os conhecimentos tecnológicos dos professores de FPS no sentido de desenvolver uma formação contínua através da modalidade do e-Learning; (3) discutir o recurso às TIC como um factor importante que possibilita a aplicação do modelo de aprendizagem ao longo de toda a vida. Neste estudo, participaram 42 professores, quatro directores de escolas secundárias e cinco pessoas com experiência ao nível do ensino à distância. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram um inquérito por questionário anónimo e voluntário, aplicado a professores e directores das escolas secundárias da ilha de Santiago e um inquérito por entrevista estruturada dirigida a pessoas com experiência no ensino à distância. À guisa de conclusão, apurou-se que o e-Learning poderá ser uma modalidade que permite desenvolver uma educação ao longo de toda a vida e deve constituir a modalidade de formação contínua para os professores de FPS, uma vez que já existem algumas bases para sua implementação em Cabo Verde. ABSTRACT: Using e-Learning for inservice teacher training program: an exploratory study in the subject of Formação Pessoal e Social (FPS) is the result of a research done in the graduation course of Multimedia in Education, at University of Aveiro. The purpose of this study is to analise the possibility to use information and communications resources in the distance training of teachers using an e-Learning-based training approach. The following objectives were designed for this study: (1) to identify the advantages of e-Learning for in-service training of FPS teachers; (2) to analyse FPS teachers technological knowledge in order to develop a in-service training program through e-Learning; (3) to discuss the use of information and communication technologies as an important factor that facilities the use of this approach for lifelong learning. In this study, as a sample, forty-two teachers, four directors of schools and five experienced teachers participated. The instruments used to collect data were voluntary and anonymous questionnaires applied to teachers and directors of high schools in Santiago Island, and structured interviews with teachers that were experienced in distance learning. In conclusion, we believe that an e-Learning training aproach may allow life-long learning and development skills and should be the chosen in-service training approach for FPS teachers, once there is already some basis for its implementation in Cape Verde. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/1412 Y1 - 2009 PB - Universidade de Aveiro