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http://hdl.handle.net/10773/14052
Title: | Lesões músculo-esqueléticas em guitarristas : didática da prevenção |
Author: | Carneiro, João Miguel da Rocha |
Advisor: | Lã, Filipa |
Keywords: | Ensino da música Músicos - Lesões Músicos - Postura Sistema músculo-esquelético Guitarra Interpretação musical Prevenção da doença |
Defense Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A prática da guitarra implica posturas assimétricas associadas a uma intensa repetição de movimentos com um trabalho muscular estático. Isto poderá conduzir ao desenvolvimento de lesões músculo-esqueléticas que condicionarão ou até impedirão a prática performativa musical. O uso de estratégias preventivas como exercícios de alongamento, aquecimento e relaxamento tornam-se pois importantes para evitar o aparecimento destas lesões. Este estudo tem como objetivos: (i) conhecer as práticas instrumentais de estudantes de guitarra do ensino complementar; (ii) sensibilizar para a importância de estratégias de prevenção de lesões músculo-esqueléticas, ensinando formas optimizadas para as colocar em prática.
Realizou-se um conjunto de workshops de sensibilização para a prática de exercícios de prevenção de lesões associadas à prática instrumental, i.e. de aquecimento, alongamento, relaxamento e fortalecimento muscular. Nestes foram também avaliadas: (i) a exposição de alunos ao risco de contrairem este tipo de lesões, através de questionários e (ii) as práticas diárias de estudo. No final do workshop foram entregues diários de estudo aos participantes para serem preenchidos ao longo de 3 meses, visando uma prática regular de exercícios de aquecimento, alongamento, relaxamento e fortalecimento nas suas sessões de estudo diárias.
Os resultados revelaram uma elevada falta de informação dos participantes sobre os riscos de contração de lesões músculo-esqueléticas. De igual modo, a utilização de estratégias de prevenção deste tipo de lesões verificou-se ser inexistente no estudo diário dos alunos. Guitar practice implies asymmetrical postures associated to an intense repetition of movements with a static muscular work. This can lead to the development of musculoskeletal skeletal disorders which may, overtime, limit or even prevent the instrumentalist from playing. Therefore, it is made important the use of prevention strategies, such as stretching, warm-up and relaxation, so that the appearing of pathologies associated to the instrumental study can be avoided. This study has as main objectives: (i) to know the reality of the guitar students from the complimentary education of four Portuguese schools of music; (ii) fight the possible lack of prevention strategies of muscular skeletal disorders in those students, giving them preventive strategies. A series of workshops took place, where prevention exercises associated to instrumental practice (warm-up, stretching, relaxation and strengthening) were handled. Students exposition to the risk of contracting the referred injuries were evaluated throughout the filing of questionnaires, and afterwards study diaries were delivered to the participants which had warm-up, stretching, relaxation and strengthening exercises, with the purpose of being filled in along three months’ time. Collected results revealed a high lack of information from the participants when it comes to the risk of contracting muscular skeletal injuries and, as a consequence, an almost inexistent prevention scale related to this matter. |
Description: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/14052 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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