Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/14022
Título: O uso de ferramentas interativas em formação musical : estudo ecológico
Autor: Queirós, Maria Teresa da Silva Filhote Marques de
Orientador: Santana, Helena
Palavras-chave: Ensino da música
Motivação dos alunos
Motivação para a aprendizagem
Jogos educativos - Música
Novas tecnologias
Educação musical
Ensino da música
Data de Defesa: 2014
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este projeto de investigação teve como objetivo principal observar e analisar o impacto do uso das novas tecnologias e do jogo como forma de desenvolvimento e consolidação de conhecimentos na disciplina de Formação Musical. O uso das novas tecnologias, centrouse na utilização do sistema operativo Android, disponível para Tablets e Telemóveis. Na revisão bibliográfica é realizado um estudo sobre os autores que abordaram esta temática, fundamentando assim a problemática e a pertinência desta investigação. Aplicou‐se o estudo a duas turmas de Formação Musical do 1º e 2º grau do ensino vocacional de música da escola Fórum Cultural de Gulpilhares. A metodologia da investigação foi concretizada através de questionários aos alunos, encarregados de educação e professores avaliadores. Trata‐se de um estudo ecológico, longitudinal e observacional.
This research project’s main objective was to observe and analyze the impact of the use of new technologies and the game as a way of developing and consolidating skills in the discipline of Music Training. The use of new technologies, focused on the use of the Android operating system, available for Tablets and Phones. In the literature review a study of authors who have addressed this issue, thus grounding the problem and relevance of this research is conducted. Was applied to study two groups of musical training on the 1st and 2nddegree vocational education school music Cultural Forum Gulpilhares. The research carried out studies the relevance and influence of interactive tools such as cooperation and consolidation study of syllabus content of Musical Training process. The methodology of the research was carried out by means of questionnaires to students, parents and teachers evaluators. It is an ecological, longitudinal, observational study.
Descrição: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/14022
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Maria_Teresa_Queiros_43922.pdf55.48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.