Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/13214
Title: | O reconto oral e a autoria na educação pré-escolar: um estudo de caso |
Author: | Silva, Inês Marques Rodrigues da |
Advisor: | Migueis, Marlene da Rocha |
Keywords: | Educação pré-escolar Desenvolvimento da linguagem Ensino básico 1º ciclo Desenvolvimento da criatividade Narração de histórias - Estudo de caso Autoria Expressão oral |
Defense Date: | 2013 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Á semelhança do que é defendido pelas Orientações Curriculares para a
Educação Pré-Escolar (ME, 1997), acreditamos que a educação deve
estimular a criatividade e proporcionar à criança a oportunidade de se
expressar livremente de forma criativa.
O recurso ao reconto oral é importante na medida em que contribuí para a
estruturação mental do pensamento narrativo e criativo das crianças em idade
Pré-Escolar.
O presente Relatório Final de Estágio tem como objetivos contribuir para a
compreensão de que as histórias podem ser recriadas por crianças de idade
pré-escolar e desenvolver o sentimento de autoria em crianças de idade préescolar.
Numa tentativa de dar resposta aos objetivos e questões de investigação,
desenvolvemos um projeto de intervenção didática, no qual o conto Os
músicos de Bremen dos Irmãos Grimm, serviu como ponto de partida para o
reconto oral.
Este trabalho insere-se numa metodologia qualitativa, caraterizando-se como
um estudo de caso.
Os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a
observação direta e participante - notas de campo, a gravação vídeo e áudio,
a grelha de análise das três dimensões da narrativa e a grelha de avaliação
das atividades.
Conclui-se que as atividades que promovam o envolvimento ativo e criativo da
criança, em especial o reconto oral, são um contributo para o desenvolvimento
da competência narrativa, da criatividade e da autoria. O desempenho de cada
criança no reconto oral de autor é único, deixando transparecer caraterísticas
pessoais, familiares e culturais. Ao longo deste processo o adulto tem o papel
fundamental de impulsionar e apoiar o ato criativo, bem como, valorizar a
autoria da criança. According to what is supported by the Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, (ME, 1997), we believe that education should stimulate creativity and give children the opportunity to express themselves freely and creatively. Use an oral retelling activity it is very important because leads to a mental reconstruction of the narrative and creative thought, in preschool children. The current final internship report have as main objectives the perception of how a short story could promote the oral retelling of stories and simultaneously understand how the oral retelling could support authors’ training in a preschool education. In an effort to answer the investigation objectives and questions, we developed a teaching intervention plan, in which Grimm Brothers’ short story Bremen Town Musicians worked as a starting point for the oral retelling. The existing project contains a qualitative research method and it is characterised by a case study. The gathering information process was limited to direct and participant observations – field notes, audio and video recording, an analysis grid of the narrative’s three dimensions and an activity evaluation grid. It was concluded that propose activities It is concluded that proposed activities promoting the active and creative involvement of the child, especially the oral retelling, are a contribution to the development of the child's narrative competence, creativity and authorship skills. The performance of each child in the oral retelling is unique, showing of their personal, familiar and cultural features. During this process the adult must support the creative act, as well as enhancing child’s authorship. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/13214 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
o reconto oral e a autoria na educacao pre escolar.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.