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Title: Gestão ambiental numa empresa do setor automóvel
Author: Nunes, Joana Neves
Advisor: Cerqueira, Mário
Pascoal, Paula
Keywords: Engenharia do ambiente
Indústria automóvel
Qualidade do ar - Espaços interiores
Defense Date: 2013
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho foi desenvolvido na fábrica de componentes automóveis, Renault CACIA, S.A. (Aveiro). Consciente dos seus impactes no ambiente, a empresa definiu uma política de desenvolvimento sustentável que tem por base princípios como o controlo e a prevenção dos impactes resultantes da sua actividade, o cumprimento da legislação, o desenvolvimento e melhoria do sistema de gestão implementado, e a comunicação de forma transparente. Neste contexto, o trabalho desenvolvido focalizou-se na área das emissões atmosféricas, com dois objectivos específicos: avaliação da conformidade legal das fontes fixas e determinação da eficiência dos sistemas de extracção centralizada existentes. Com esses objectivos em vista, foi realizado o levantamento de todas as fontes fixas existentes, a sua caraterização estrutural, e a monitorização das emissões atmosféricas, assim como o levantamento de todos os sistemas de extracção centralizada em termos de condutas, máquinas, monitorização das concentrações de aerossóis ao nível do operador e avaliação da eficiência do sistema. Quanto à caraterização das emissões atmosféricas, concluiu-se que existem alguns incumprimentos em termos estruturais, não impedindo o cumprimento em termos de emissão de poluentes. No entanto, aconselhou-se a validação por parte da entidade competente, das questões estruturais. No que se refere à monitorização das fontes emissoras de poluentes atmosféricos os resultados obtidos mostraram que, os valores limite de emissão foram sempre cumpridos. Relativamente aos sistemas de exaustão de vapores, concluiu-se que estes não se encontram na sua capacidade máxima, sendo por isso possível a adição de novas máquinas ao sistema, com a consciência de que tal facto irá afetar a eficiência do sistema de captação dos poluentes. Por fim, verificou-se que existem alguns casos pontuais de incumprimento dos valores limite estipulados relativamente à concentração de nevoeiros de óleo. Tendo em vista a resolução deste problema, são apresentadas soluções de melhoria que se espera venham a ser implementadas no futuro.
The present work was developed in a factory of automotive components, Renault CACIA, S.A. (Aveiro). Aware of their impact on the environment, the company has set a policy of sustainable development that is based on principles like the control and prevention of the impacts resulting from its activities, compliance with legislation, the development and improvement of the implemented management system, and communicating transparently. In this context, the developed study was focused in the area of atmospheric emissions, with two specific objectives: assessment of legal compliance of stationary sources and assessment of the efficiency of of all centralized ventilation systems. With these goals in mind, an inventory of all stationary sources was performed, including their structural characterization and monitoring of air emissions, as well as a survey of all centralized ventilation systems in terms of pipelines, machines, monitoring of aerosol concentrations to which the operator is subject and the evaluation of the system efficiency. In what concerns the characterization of atmospheric emissions, it was concluded that there are some structural defects, but not affecting compliance with applicable standards in terms of emissions. However, it was recommended the validation of sources to the authority in charge of implementing the law. As regards the monitoring of pollutants emission sources, the results obtained showed that the limit values were never exceeded. For the exhaust systems it was concluded that they were not operating at their full capacity, so it is possible to add new machines to the system, with the awareness that this fact will affect the pollutants uptake efficiency. . Finally, it was found that there were some isolated cases of oil mist concentrations above the threshold values. In an attempt to solve this problem, improvement solutions are presented that are expected to be implemented in the future.
Description: Mestrado em Engenharia do Ambiente
URI: http://hdl.handle.net/10773/12467
Appears in Collections:DAO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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