Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/11062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFragateiro, Carlos Manuel Branco Nogueirapt
dc.contributor.authorLemos, Estefânio Ribeiropt
dc.date.accessioned2013-10-04T11:43:36Z-
dc.date.available2013-10-04T11:43:36Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/11062-
dc.descriptionMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundáriopt
dc.description.abstractA Geometria Descritiva, domínio da representação gráfica rigorosa, substancia-se em experiências relacionadas com as actividades do homem, procurando a representação do espaço e a comunicação visual das formas. Excede contudo o seu propósito mais perceptível para se definir enquanto acto racional de análise e investigação do observado e imaginado. A sua manipulação concede habilidades porventura insuspeitadas, ela permite o desenvolvimento de capacidades mentais individuais e específicas. Ao ensino tradicional desta disciplina associam-se algumas limitações na demonstração do real, nem sempre perceptível. As novas tecnologias em geral, e os ambientes de visualização tridimensional em particular, podem contribuir significativamente para a compreensão de uma linguagem descodificadora da aparente complexidade. Estas ferramentas auxiliares parecem no entanto pôr em causa os saberes que as sustentam e permitiram o seu desenvolvimento. Nada mais do que um equívoco, são apenas meras descendências.pt
dc.description.abstractDescriptive Geometry, domain of a true graphic representation, has grown in experiments related to the evolution of man´s activities, looking for the representation of space and visual communication of shapes. However, it exceeds its most obvious purpose in order to be defined as a measure of rational analysis and investigation of the observed and the imagined. Its handling offers perhaps unsuspected skills, thus it allows the development of individual and specific mental abilities. The tradicional teaching of this subject is associated with some limitations in showing the real, not always perceptible. The new technologies in general, and the domains of three-dimensioanl visualization in particular, can contribute significantly to the understanding of a language decoder of na apparent complexity. Nevertheless, those useful tools seem to put into question the sustained knowledge that allowed their development. Nothing more than a mistake, they are just mere descendents.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação visualpt
dc.subjectEnsino da geometriapt
dc.subjectGeometria descritivapt
dc.subjectAbstracçãopt
dc.subjectNovas tecnologiaspt
dc.titleO ensino da geometria descritiva: tradição e novas tecnologiaspt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf14 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.