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http://hdl.handle.net/10773/11062
Título: | O ensino da geometria descritiva: tradição e novas tecnologias |
Autor: | Lemos, Estefânio Ribeiro |
Orientador: | Fragateiro, Carlos Manuel Branco Nogueira |
Palavras-chave: | Educação visual Ensino da geometria Geometria descritiva Abstracção Novas tecnologias |
Data de Defesa: | 2010 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A Geometria Descritiva, domínio da representação gráfica rigorosa,
substancia-se em experiências relacionadas com as actividades do homem,
procurando a representação do espaço e a comunicação visual das formas.
Excede contudo o seu propósito mais perceptível para se definir enquanto
acto racional de análise e investigação do observado e imaginado. A sua
manipulação concede habilidades porventura insuspeitadas, ela permite o
desenvolvimento de capacidades mentais individuais e específicas. Ao ensino
tradicional desta disciplina associam-se algumas limitações na demonstração
do real, nem sempre perceptível. As novas tecnologias em geral, e os
ambientes de visualização tridimensional em particular, podem contribuir
significativamente para a compreensão de uma linguagem descodificadora da
aparente complexidade. Estas ferramentas auxiliares parecem no entanto pôr
em causa os saberes que as sustentam e permitiram o seu desenvolvimento.
Nada mais do que um equívoco, são apenas meras descendências. Descriptive Geometry, domain of a true graphic representation, has grown in experiments related to the evolution of man´s activities, looking for the representation of space and visual communication of shapes. However, it exceeds its most obvious purpose in order to be defined as a measure of rational analysis and investigation of the observed and the imagined. Its handling offers perhaps unsuspected skills, thus it allows the development of individual and specific mental abilities. The tradicional teaching of this subject is associated with some limitations in showing the real, not always perceptible. The new technologies in general, and the domains of three-dimensioanl visualization in particular, can contribute significantly to the understanding of a language decoder of na apparent complexity. Nevertheless, those useful tools seem to put into question the sustained knowledge that allowed their development. Nothing more than a mistake, they are just mere descendents. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/11062 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
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