Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMeireles-Coelho, Carlospt
dc.contributor.authorDuarte, Pedro M. S.pt
dc.date.accessioned2013-03-22T11:43:20Z-
dc.date.available2013-03-22T11:43:20Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.isbn978-972-8681-35-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9954-
dc.description.abstractA Lei n.º 60/2009 generalizou a Educação Sexual (ES) nas escolas do ensino básico e secundário. Os modelos de ES caracterizam diferentes posições perante a sexualidade, sejam socioeconómicas, profissionais ou religiosas. Hoje, a ES tem como desafio a promoção de competências, baseadas na responsabilidade e na autonomia, para usar o conhecimento e estimular o desenvolvimento pessoal. A capacidade de aplicar o conhecimento e as aptidões, para analisar, raciocinar e comunicar eficazmente, interpretar e resolver problemas em situações variadas é hoje indispensável. A ES deve seguir uma orientação baseada na literacia sexual ou ser um receituário de prevenção e saúde pública? Num estudo de caso, verificou-se que para os professores inquiridos a educação da sexualidade de crianças até aos 11/12 anos deve valorizar conhecimentos (gerais básicos) sob supervisão dos pais, complementada pela escola, em contexto estruturado, o que corresponde ao previsto no nível 1 do QEQ (EU, 2008). A partir dos 12 anos os professores inquiridos continuam a valorizar o papel educativo dos pais em relação à sexualidade, considerando, no entanto, que deve haver um certo grau de autonomia e responsabilidade por parte dos alunos, o que corresponde ao previsto no nível 2 do QEQ. Globalmente os professores inquiridos apontam para uma educação sexual baseada no modelo de formação pessoal e social, reforçando-se progressivamente a autonomia e a responsabilidade dos alunos para a literacia sexual.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherInstituto Politécnico da Guarda / Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação sexual em meio escolarpt
dc.subjectEducação para a saúdept
dc.subjectLiteracia sexualpt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectResponsabilidadept
dc.subjectSexualidadept
dc.subjectSaúde públicapt
dc.subjectPrevenção da gravidez não desejadapt
dc.subjectPrevenção de infeções sexualmente transmissíveispt
dc.titleEducação e literacia sexual: representações de professores (estudo de caso)pt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date30 junho - 2 julho, 2011pt
ua.event.typecongresspt
degois.publication.firstPage231pt
degois.publication.lastPage236pt
degois.publication.locationGuardapt
degois.publication.titleXI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: Investigar, inovar e desenvolver: desafios das ciências da educaçãopt
degois.publication.volume4pt
dc.relation.publisherversionhttp://www.ipg.pt/11congresso-spce/atas_SPCE2011_volume4.pdfpt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_XIcongSPCE_309.pdfeducação e literacia sexual1.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.