Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/994
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlegre, Maria Teresa Murchopor
dc.contributor.authorBeato, Elsa Marisa Ferreirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:30:15Z-
dc.date.available2011-04-19T13:30:15Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/994-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricularpor
dc.description.abstractO sucesso escolar só pode ser uma realidade para todos os alunos se cada aluno aprender a gerir autonomamente o seu percurso de aprendizagem. Na legislação portuguesa está contemplada a autonomia das escolas o que permite implementar, em sala de aula, uma gestão flexível e individualizada do currículo. Reflectir sobre estes conceitos, sobre a escola, sobre o papel do aluno e o papel do professor conduziu-nos ao modelo que apresentamos. Para comprovar a pertinência do modelo testámo-lo numa turma de 10º ano da disciplina de Alemão. Os resultados obtidos comprovam que é possível implementar, nas nossas escolas, uma aprendizagem diferenciada se toda a comunidade educativa estipular métodos, estratégias e actividades que fomentem a autonomia do aluno. ABSTRACT: There can only be a successful academic attainment for every student if each one perceives to manage and accomplish his learning process autonomously. The Portuguese legislation contemplates school autonomy, which makes it possible to implement a flexible as well as personalized management of the curriculum. We have given these concepts: the role of the school, the students and the teachers a lot of reflection which has brought us to the model we are presenting. In order to prove and promote the importance of this model, we have put it to the test in a 10th grade, German class. The results corroborate that it is possible to implement a differentiated learning process, at our schools, if the whole of the student’s educational community stipulates and enforces various methods, strategies and activities which will provide students with more autonomy.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000212749por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectLíngua alemãpor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectEscolas secundáriaspor
dc.titleA gestão curricular no percurso para a autonomia do aluno : um estudo de caso na disciplina de alemãopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007001022.pdf4.26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.