Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9940
Title: | Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica |
Author: | Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro |
Advisor: | Souza, Francislê Neri de Oliveira, Inês Guedes de |
Keywords: | Educação artística Técnicas da aula Desenvolvimento da criatividade Desenvolvimento das crianças Técnicas de interrogação Ensino básico 1º ciclo |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Nesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo
ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a
construção de um ambiente de promoção da atitude criativa
em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º
ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e
Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por
um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina
de EVT e, por outro, pela importância do questionamento
como veículo de aprendizagem e de motivação para o
desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se
a uma metodologia de design de criatividade utilizada para
levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da
qual o questionamento assume um papel preponderante,
através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao
longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida,
neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos
permitem concluir que o processo de questionamento motiva
o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e
desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e
aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude
criativa, a qual culmina com a produção de artefactos
originais construídos pelos alunos. A experiência
desenvolvida potencia, na área da educação, a
implementação de novas metodologias de ensino e
aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do
conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização
do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa. This research applies a methodology to encourage questioning and creativity, in order to promote a creative attitude environment in the classroom in a group of students from two different 5th grade Visual and Technological Education (VTE) classes. The relevance of the study is justified, first, taking into account the curriculum integration in the area of VTE and, secondly, by the importance of questioning as factor of the motivation and learning to the development of creative attitude. For this purpose, we using a creativity design methodology where the questioning assumes a leading role through questions that students are motivated to do over several steps of one work unit developed on the Forest subject. The results indicate that the questioning encourages the students’ commitment in new ways of thinking and developing ideas, fostering a more easily learning and teaching environment to grow a creative attitude, which culminates with the production of original artifacts built by students. The methodology presented here provides new tools in the area of education to help the teaching and learning process, which can contributes to the promotion of the knowledge and the academic success, by streamlining the questioning and the development of creative attitude. |
Description: | Mestrado em Didática - Tecnologia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9940 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 8.86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.