Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9940
Title: Atitude criativa e questionamento em educação visual e tecnológica
Author: Neves, Celeste Maria Tapadinhas França Monteiro
Advisor: Souza, Francislê Neri de
Oliveira, Inês Guedes de
Keywords: Educação artística
Técnicas da aula
Desenvolvimento da criatividade
Desenvolvimento das crianças
Técnicas de interrogação
Ensino básico 1º ciclo
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Nesta investigação é aplicada uma metodologia de incentivo ao questionamento e desenvolvimento da criatividade, para a construção de um ambiente de promoção da atitude criativa em sala de aula num grupo de alunos de duas turmas do 5º ano de escolaridade na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT). A pertinência do estudo é justificada, por um lado, pela integração curricular no domínio da disciplina de EVT e, por outro, pela importância do questionamento como veículo de aprendizagem e de motivação para o desenvolvimento da atitude criativa. Para o efeito, recorre-se a uma metodologia de design de criatividade utilizada para levar a cabo a construção da atitude criativa, no âmbito da qual o questionamento assume um papel preponderante, através de perguntas que os alunos são motivados a fazer ao longo de várias fases da unidade de trabalho desenvolvida, neste caso, sobre o tema Floresta. Os resultados obtidos permitem concluir que o processo de questionamento motiva o envolvimento dos alunos em novas formas de pensar e desenvolver ideias, promovendo um ambiente de ensino e aprendizagem facilitador do desenvolvimento da atitude criativa, a qual culmina com a produção de artefactos originais construídos pelos alunos. A experiência desenvolvida potencia, na área da educação, a implementação de novas metodologias de ensino e aprendizagem capazes de contribuir para a promoção do conhecimento e do sucesso escolar, através da dinamização do questionamento e do desenvolvimento da atitude criativa.
This research applies a methodology to encourage questioning and creativity, in order to promote a creative attitude environment in the classroom in a group of students from two different 5th grade Visual and Technological Education (VTE) classes. The relevance of the study is justified, first, taking into account the curriculum integration in the area of VTE and, secondly, by the importance of questioning as factor of the motivation and learning to the development of creative attitude. For this purpose, we using a creativity design methodology where the questioning assumes a leading role through questions that students are motivated to do over several steps of one work unit developed on the Forest subject. The results indicate that the questioning encourages the students’ commitment in new ways of thinking and developing ideas, fostering a more easily learning and teaching environment to grow a creative attitude, which culminates with the production of original artifacts built by students. The methodology presented here provides new tools in the area of education to help the teaching and learning process, which can contributes to the promotion of the knowledge and the academic success, by streamlining the questioning and the development of creative attitude.
Description: Mestrado em Didática - Tecnologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/9940
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf8.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.