Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9903
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Alexandre da Rocha Ventura | pt |
dc.contributor.author | Rodrigues, Ana Cristina Silva Lemos | pt |
dc.date.accessioned | 2013-03-14T15:09:35Z | - |
dc.date.available | 2013-03-14T15:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/9903 | - |
dc.description | Mestrado em Administração e Políticas Educativas | pt |
dc.description.abstract | O presente trabalho começa por fazer referência teórica ao tema da avaliação do desempenho docente. Concentra-se mais nos modelos de avaliação do desempenho docente. É apresentada uma possível classificação de modelos de avaliação do desempenho e os componentes fundamentais para qualquer modelo. A importância da definição de objetivos, a profissionalidade docente e o professor reflexivo, são aspetos importantes que podem constituir-se como inibidores ou facilitadores da implementação de um modelo de avaliação dos professores. Abordámos a temática do medo e tentámos conhecer os medos que interferem no desempenho dos docentes. Para tal, fizemos uma breve revisão da literatura e realizámos um trabalho empírico, com recurso a uma entrevista semiestruturada. Nas conclusões destacamos a ligação encontrada entre os objetivos que nos propusemos atingir e o tema estudado. Convocámos a dinâmica do medo e seu processamento psicofisiológico perante uma situação ameaçadora. Conhecendo esse processamento, verificámos ser possível minimizá-lo. Reforçou-se a nossa convicção sobre a indispensabilidade de tomar em consideração o papel obstaculizante do medo no âmbito da avaliação do desempenho docente. | pt |
dc.description.abstract | This work presents a theoretical analysis of the theme teacher evaluation. It focuses mostly on recent models of teacher evaluation. The dissertation also allocate time to teachers’ professionalism and the reflexive teacher. We concentrate our attention in fear as a variable that constrains teacher performance evaluation. Our research methodology is based in a brief revision of literature on this subject and a structured interview. In the conclusions of this piece of research we emphasise the connexion between our goals and our findings. We studied fear dynamics and this psychophysiological processing in face of threatening situation. Knowing this kind of fear processing, we acknowledge that it is possible to reduce it. In the end of this research we strongly believe that fear must be seen as an obstacle in the field of teacher performance evaluation. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Avaliação da educação | pt |
dc.subject | Avaliação de professores | pt |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt |
dc.subject | Competência pedagógica | pt |
dc.title | A importância do medo na avaliação de desempenho dos docentes | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 597.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.