Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, José Alexandre da Rocha Venturapt
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Cristina Silva Lemospt
dc.date.accessioned2013-03-14T15:09:35Z-
dc.date.available2013-03-14T15:09:35Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9903-
dc.descriptionMestrado em Administração e Políticas Educativaspt
dc.description.abstractO presente trabalho começa por fazer referência teórica ao tema da avaliação do desempenho docente. Concentra-se mais nos modelos de avaliação do desempenho docente. É apresentada uma possível classificação de modelos de avaliação do desempenho e os componentes fundamentais para qualquer modelo. A importância da definição de objetivos, a profissionalidade docente e o professor reflexivo, são aspetos importantes que podem constituir-se como inibidores ou facilitadores da implementação de um modelo de avaliação dos professores. Abordámos a temática do medo e tentámos conhecer os medos que interferem no desempenho dos docentes. Para tal, fizemos uma breve revisão da literatura e realizámos um trabalho empírico, com recurso a uma entrevista semiestruturada. Nas conclusões destacamos a ligação encontrada entre os objetivos que nos propusemos atingir e o tema estudado. Convocámos a dinâmica do medo e seu processamento psicofisiológico perante uma situação ameaçadora. Conhecendo esse processamento, verificámos ser possível minimizá-lo. Reforçou-se a nossa convicção sobre a indispensabilidade de tomar em consideração o papel obstaculizante do medo no âmbito da avaliação do desempenho docente.pt
dc.description.abstractThis work presents a theoretical analysis of the theme teacher evaluation. It focuses mostly on recent models of teacher evaluation. The dissertation also allocate time to teachers’ professionalism and the reflexive teacher. We concentrate our attention in fear as a variable that constrains teacher performance evaluation. Our research methodology is based in a brief revision of literature on this subject and a structured interview. In the conclusions of this piece of research we emphasise the connexion between our goals and our findings. We studied fear dynamics and this psychophysiological processing in face of threatening situation. Knowing this kind of fear processing, we acknowledge that it is possible to reduce it. In the end of this research we strongly believe that fear must be seen as an obstacle in the field of teacher performance evaluation.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAvaliação da educaçãopt
dc.subjectAvaliação de professorespt
dc.subjectAvaliação de desempenhopt
dc.subjectCompetência pedagógicapt
dc.titleA importância do medo na avaliação de desempenho dos docentespt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf597.67 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.