Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9900
Title: Abordar as línguas, desenvolver a competência linguística
Author: Rijo, Carla Sofia Pinto Ramos
Advisor: Martins, Filomena Rosinda de Oliveira
Keywords: Prática pedagógica
Ensino básico 1º ciclo: Aveiro (Portugal)
Diversidade linguística
Multilinguismo
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente Relatório Final de Estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Investigação Educacional e teve como objetivo principal compreender de que forma atividades de sensibilização à diversidade linguística favorecem o desenvolvimento da consciência linguística e do conhecimento explícito da língua, em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. De maneira a dar resposta aos objetivos e questões de investigação, desenvolvemos um projeto de intervenção didática, com a duração de seis sessões, implementado numa turma do 3º ano de escolaridade, numa escola da região de Aveiro. Através das atividades desenvolvidas, onde incluímos a sensibilização à diversidade linguística, abordámos conteúdos ao nível do conhecimento explícito da língua, nomeadamente do plano sintático. O projeto que desenvolvemos tem características de investigação-ação, sendo que os métodos e instrumentos de recolha de dados que utilizámos foram a observação participante, o registo de videogravação, as fichas de atividades dos alunos e notas de campo. Os resultados que obtivemos permitem-nos concluir que atividades de sensibilização às línguas, orientadas para a observação e manipulação de unidades linguísticas em diferentes línguas, concorrem para o desenvolvimento da consciência linguística e cultural dos alunos.
This Final Stage Report was developed as part of the courses: Supervised Teaching Practice and Seminar on Educational Research and aimed to understand how activities to increase awareness of language diversity foster the growth of language awareness, with students in the 1st cycle of Basic Education (Elementary School). In order to respond to the objectives and research questions, we developed a didactic intervention project, with a six session duration, implemented in a 3rd grade class (seven to nine years old), in a school in the region of Aveiro (Portugal). Through the activities, which include awakening to languages, we approached contents in language’s awareness and knowledge, namely the syntactic level. In this project we developed action-research features and used methods and instruments for data collecting like: participant observation, video-recording, student’s activity files and field notes. Our results allow us to conclude that language diversity awareness activities, guided to observation and manipulation of language units in different languages, compete to the development student’s language and cultural awareness.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9900
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.