Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9886
Title: | Mindstorms na aprendizagem da algoritmia e programação |
Author: | Almeida, Carlos Manuel Rodrigues de |
Advisor: | Lopes, Maria da Conceição de Oliveira |
Keywords: | Comunicação multimédia Programação de computadores - Aprendizagem Algoritmos de computação Comunicação |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A aprendizagem da algoritmia e programação em geral, e da
linguagem C em particular, habitualmente, segue um conjunto de
estratégias, cujos efeitos nos estudantes, do curso profissional de
técnico de gestão e programação de sistemas informáticos, nem
sempre são eficientes nem eficazes. O presente trabalho propõese
contribuir para a utilização do robô LEGO mindstorms NXT,
como medium de comunicação na aprendizagem de algoritmia e
da programação; pretende outrossim, promover a comunicação
interpessoal e as interações entre os grupos, o estudante e o
artefacto LEGO mindstorms, em contexto de formação
profissional, por forma a potenciar o desenvolvimento do
raciocínio lógico-matemático e entender melhor a influência deste
relacionamento nas aprendizagens da programação.
Foram implementadas experiências práticas, utilizando o robô
LEGO mindstorms, procurando estimular os estudantes a
relacionarem-se entre si, a partilharem experiências/ideias e a
construírem o conhecimento. O importante não foi o resultado por
si só, mas o desenvolvimento de todo o processo comunicativo,
influenciado por esta tecnologia e pelas características inerentes
ao tipo de mensagem que o medium permite transmitir.
Trata-se de um estudo exploratório e descritivo recorrendo a
métodos fundamentalmente qualitativos. Pretende analisar e
compreender, com alguma profundidade, a complexidade de todo
este processo comunicativo: os efeitos pragmáticos da
comunicação humana e a multiplicidade do comportamento, das
práticas e das interações entre o estudante e o meio que o rodeia,
refletidos num ambiente interacional e de feedback. The learning of algorithmic and programming in general, and of the language C in particular, normally follows a group of strategies, whose effects on the students of the professional course of management and systems programming technical, are not always efficacious and efficient. The present work aims to contribute to the use of the robot LEGO mindstorms NXT, as a medium of communication in the learning of the algorithmic and of programming; it intends also to promote the interpersonal communication and the interactions between the groups, the student and the tool LEGO mindstorms in the context of professional formation, in order to provide the development of the logical-mathematics thinking and understand better the influence of this relationship in the learning of programming. It was implemented a practical experiments, using the robot LEGO mindstorms, trying to stimulate the students to relate to each other, sharing experiences/ideas and building the knowledge. The important was not the result itself, but the development of the whole communication process, influenced by this technology and by the characteristics related to the type of message that the medium allows to transmit. This is an exploratory and descriptive study using methods mainly qualitative. Intends to analyze and understand, with a certain profundity, the difficulty of whole this communication process: the pragmatic effects of the human communication and the multiplicity of the behavior, of the practices and of the interactions between the student and the environment that surrounds him, reflected in an interactional and feedback environment. |
Description: | Mestrado em Comunicação e Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9886 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.