Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9879
Title: Ortografia e produção textual em diferentes níveis do ensino básico
Author: Moura, Inês Soares de
Advisor: Pereira, Maria Luísa Álvares
Silva, Rosa Lídia Torres do Couto Coimbra e
Keywords: Didáctica das línguas
Ortografia: Língua portuguesa
Ensino básico 1º ciclo
Escrita
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este estudo aborda a temática da produção de textos do ponto de vista ortográfico e textual, com o objetivo principal de analisar a qualidade dos textos e a quantidade de erros ortográficos nas produções escritas de alunos do 4.º e 6.º anos de escolaridade. Para tal, pedimos a crianças do 4.º e 6.º anos de um Agrupamento de Escolas do distrito de Aveiro para redigirem um texto descritivo sobre a sua escola. Os melhores foram colocados no site de internet do Agrupamento. Estes textos foram analisados a dois níveis: uma análise dos erros ortográficos dos alunos e sua organização em tipologias de erro (Araújo, Mieiro, & Martins, 2007) e análise de texto/análise do discurso em relação à sua organização textual e características do texto descritivo (Adam, 2001). Neste estudo analisámos o perfil textual de 150 crianças e adolescentes, compreendendo se a progressão do percurso escolar dos alunos do 4.º para o 6.º ano se faz de forma crescente, isto é, se é qualitativamente superior à medida que os anos de escolaridade avançam. Os resultados obtidos revelam que não existe um progresso real do 1.º para o 2.º ciclo, não sendo possível afirmar uma melhoria das competências (textuais e ortográficas) no 6.º ano de escolaridade.
This study addresses the issue of writing production in terms of orthography and text, with the main objective of analyzing the quality of the texts and the amount of spelling errors found in written productions of students from the 4th and 6th years of schooling. To this end, we asked children from the 4th and 6th years of a group of schools from Aveiro to write a descriptive text about their school and the best ones were placed on the group’s website. These texts were analyzed on two levels: analysis of students' spelling errors and their organization in types of error (Araújo, Mieiro, & Martins, 2007) and an analysis of text/discourse in relation with their textual organization adequacy and descriptive text characteristics (Adam, 2001). In this study, the textual profile of 150 children and adolescents where analyzed, in order to understand if the academic progression from the 4th to the 6th is being made progressively, that is, if the textual quality is superior as the school years progress. The results show that there is no real progress from 1st to 2nd cycle. Also it is not possible to confirm that an improvement of skills (spelling and textual) exist at the end of 2nd cycle.
Description: Mestrado em Didática - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9879
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf780.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.