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dc.contributor.advisorSantarém, Francisco Maria Mendes de Seiça da Providênciapt
dc.contributor.advisorSousa, Álvaro José Barbosa dept
dc.contributor.authorBarreiros, Inês Pinho Gilpt
dc.date.accessioned2013-03-11T14:56:38Z-
dc.date.available2013-03-11T14:56:38Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9865-
dc.descriptionMestrado em Designpt
dc.description.abstractA afirmação de identidades fortes e competitivas tem ganho, contemporaneamente, muita relevância não só junto dos países e das cidades como também nas regiões. Este movimento surge fundamentalmente como resposta e reacção ao processo de globalização. Face à homogeneização, os territórios têm vindo, cada vez mais, a trabalhar e investir na sua diferenciação pela construção de identidades mais fortes, promovendo-os interna e externamente. Tendo em consideração o concelho de Gouveia enquanto pretexto, o presente estudo será colmatado pelo desenvolvimento de um projecto prático que vise a promoção local enquanto nova centralidade da Serra da Estrela. Neste sentido foram abordados, enquanto temas principais, a identidade e a marca, com especial enfoque na marca lugar, no intuito de desenvolver uma fundamentação teórica capaz de sustentar o projecto. Seguiu-se a apreciação de dois estudos de caso, de premissas semelhantes. Por último e, posteriormente a uma análise da região, foi desenvolvido o projecto prático “ Design enquanto promotor de identidade regional” que deu origem à proposta de promoção de Gouveia enquanto destino turístico de montanha/natureza.pt
dc.description.abstractThe affirmation of strong and competitive identities has gained, contemporaneously, a lot of relevance not only among countries and cities but also in the regions. This movement arises primarily as a response and reaction to the globalization process. Given the homogenization, territories have been increasingly working and investing in their differentiation by building stronger identities, promoting them both internally and externally. Considering the context of the municipality of Gouveia, this study will be remedied by the development of a practical project focusing local promotion as a new centrality of the Serra da Estrela. In this sense, identity and branding were discussed as major themes, with special focus on brand place, in order to develop a theoretical framework able to support the project. This was followed by the analysis of two case studies, with similar premises. Finally, and posteriorly to an analysis of the region, it was developed the practical “Design as a promoter of regional identity”, that led to the proposal to promote Gouveia tourist destination for mountain / nature.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesignpt
dc.subjectPromoção turística: Gouveia (Portugal)pt
dc.subjectIdentidade regionalpt
dc.subjectDesenvolvimento do turismopt
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopt
dc.subjectPublicidadept
dc.titleDesign enquanto promotor de identidade regionalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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