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Title: As escritas das crianças: desenvolver a linguagem no pré-escolar
Author: Correia, Sónia Patrícia da Silva
Advisor: Pereira, Maria Luísa Álvares
Keywords: Educação pré-escolar
Aquisição da linguagem
Aprendizagem da escrita
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho aborda a aquisição e a aprendizagem da linguagem através das relações de comunicação estabelecidas entre o bebé e a família, e entre aquele e outros adultos e crianças mais velhas e que lhe são próximos, nos seus primeiros anos de vida. Em correlação, surgem as conceções precoces acerca da linguagem escrita, que cada criança elabora antes mesmo de enveredar no ensino formal, e que se refletem nas suas múltiplas tentativas de escrita, que, por sua vez, vão progredindo, no sentido da utilização correta e funcional do código escrito. Neste sentido, no pré-escolar, a literacia emergente assume um papel primordial e fundamental no desenvolvimento, na criança, de competências de leitura e escrita, tão essenciais para a efetiva aprendizagem da linguagem escrita, aquando do processo de alfabetização. Assim, tendo por base as conceções precoces sobre a escrita demonstradas por um grupo específico de crianças do pré-escolar, de idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, através de um teste inicial de avaliação de competências de leitura e escrita, foi implementado e dinamizado um projeto de intervenção. Este projeto contou com a participação do grupo de crianças em que os primeiros sujeitos referidos estavam inseridos. Este grupo constituído, no total, por vinte e três crianças, caracterizou-se pela sua heterogeneidade de idades, compreendendo crianças entre os dois e os cinco anos de idade. O objetivo primordial da implementação deste projeto de intervenção foi o de estimular o desenvolvimento da linguagem escrita, consagrando-se um trabalho e um tempo dedicado especificamente às crianças dos quatro e dos cinco anos. Estas, como sujeitos participantes do teste inicial, foram alvo, aquando da finalização do projeto de intervenção, de um teste final, cuja finalidade foi a da verificação da possível progressão das competências de leitura e escrita das mesmas. E, consequentemente, de avaliação da adequabilidade das atividades dinamizadas e da qualidade da intervenção face ao objetivo primordial visado.
This work approaches the acquisition and learning of language through communication relations established between the child and the family, and between him and other adults and older children and that near to him, in their first years of life. In correlation, appear early conceptions about written language that every child prepare, even before to take on formal education and that are reflected in their multiple attempts at writing, which, in turn, they will be progressing, in the direction to the correct use and functional written code. In this sense, in pre-school, the emergent literacy assumes a prime and fundamental role in the development, in the child, of the reading and writing skills, so essentials for effective learning written language, when the alphabetize process. Thus, based on the early conceptions about writing demonstrated by a specific group of children from pre-school aged four and five years, through an initial test of evaluation about reading and writing skills, was implemented and dinamized an intervention project. This project involved the participation of the group to children in that the first subjects were inserted. This group, formed, in total, for twenty-three children, if characterizes by to its heterogeneity of ages, covering children between two and five years old. The prime objective of implementing this intervention project was to stimulate the development of written language, consecrating themselves a job and a time dedicated specifically to children of four and five. These, as subjects participants in the initial test, were target, when of the finalization the intervention project, of a end test, which purpose been to the checking the possible progression of reading and writing skills. And, thus, of evaluation to the suitability of the activities dinamized and of the quality to intervention in face to the prime objective pursued.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9826
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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