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Title: Promovendo a autonomia do cidadão pré-escolar: um estudo de caso
Author: Jesus, Andreia Filipa Gonçalves de
Advisor: Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
Keywords: Educação pré-escolar
Educação das crianças
Autonomia (Psicologia)
Cidadania
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho reflete um estudo de caso desenvolvido com crianças de Jardim de Infância procurando contribuir para a promoção da sua autonomia. Neste contexto, procurou-se implementar diferentes atividades relativas à temática, e consequentemente, estimular a autonomia das crianças. Assim, no presente trabalho descreve-se e analisa-se a autonomia de onze crianças, entre os 3 e os 5 anos, que frequentam a sala do pré-escolar de um Centro Escolar em Ílhavo, atendendo às experiências que estas encontram no contexto. Para a realização deste estudo utilizou-se uma metodologia mista, assumindo características de estudo de caso e aproximando-se também de uma abordagem de investigação-ação. A presente investigação permitiu concluir entre outros dados, que a promoção de autonomia traduz-se num desafio constante para o adulto, até porque este tem de continuadamente questionar as suas ideias e práticas educativas, no sentido de equacionar o espaço que é dado à criança para esta exercer a sua autonomia. Da reflexão suscitada pelo desenvolvimento deste trabalho destaca-se a importância de o adulto confiar e reconhecer efetivamente competências no cidadão pré-escolar para o exercício de uma autonomia cada vez mais alargada, fundamental ao desenvolvimento de uma cidadania ativa e empreendedora.
The following work reflects a case study developed with kindergarten children with the objective of promoting their autonomy. Within this context, we tried to implement different activities related to this theme, and thus fostering children’s' autonomy. Therefore, the present work describes and analyzes the autonomy of eleven children, between 3 and 5 years old, who attend the preschool classroom of a School Center in Ílhavo, given the experiences they encounter in context. For this study we used a mixed methodology, assuming case study characteristics and also taking an action-research approach. The present investigation has concluded among other data, that the promotion of autonomy translates into a constant challenge to the adult, because he must continuously question his ideas and educational practices, in a way that he equates the space that is given to the child in order to exercise his autonomy. From the reflection raised by the development of this work it is noteworthy the importance of the adults ability to trust and acknowledge effectively the skills of the preschool citizen to exercise an increasingly extensive autonomy, fundamental to the development of active citizenship and entrepreneurship.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9825
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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