Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9823
Title: Estudos de validade da versão portuguesa da EDAH de Farré e Narbona: dados de uma amostra clínica
Author: Delgado, Mariana Marques
Advisor: Gomes, Ana Cardoso Allen
Silva, Carlos Fernandes da
Keywords: Psicologia clínica
Hiperactividade: Crianças
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O objetivo deste estudo foi fornecer alguns contributos para a validação da EDAH (Evaluación del trastorno por Déficit de Aténcion con hiperactividade), de Anna Farré Riba e Juan Narbona Garcia, 5ª edição (2003), na sua versão portuguesa: Lopes, 2009; Allen Gomes, Lopes & Silva, 2010. A EDAH é composta por 20 itens, com duas subescalas de 10 itens cada: 1. Hiperatividade/Défice de Atenção e 2. Problemas de Comportamento. Por sua vez, a primeira subescala divide-se em duas subescalas, com 5 itens cada: Hiperatividade-impulsividade e Défice de Atenção. O presente trabalho foi realizado com uma amostra de 68 crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, do 1º ao 6º ano de escolaridade, incluindo dois grupos, um grupo com o diagnóstico clínico de PHDA constituído por 34 crianças e um grupo escolar de comparação, também constituído por 34 crianças, emparelhados por sexo, idade, ano de escolaridade e região geográfica. Para ambos os grupos, cada amostra foi constituída por 30 rapazes (82,2%) e 4 raparigas (11,8%). Os resultados demonstraram que os participantes com o diagnóstico de PHDA obtiveram pontuações significativamente superiores nas diferentes subescalas da EDAH e na escala global, bem como em todos os itens da escala separadamente, comparando com o grupo escolar, o que apoia a sua capacidade discriminativa. Verificou-se ainda que todas as subescalas da EDAH se encontram associadas de forma estatisticamente significativa entre si, observando-se que a subescala Hiperatividade e a subescala Problemas de Comportamento são as que apresentam o maior coeficiente de correlação (rs=0.879). Conclui-se ainda que as subescalas e a escala global da EDAH se associam fortemente com as subescalas e a escala global da Escala de Conners, o que sustenta a validade convergente da escala em estudo. Ao nível da AUC (Area Under the Curve), obtivera-se valores de precisão moderada (entre .78 e .84). Por fim, verificou-se que a EDAH apresenta uma especificidade superior à sensibilidade em todas as suas subescalas, quando se adotam os pontos de corte propostos por Farré e Narbona. São, ainda, discutidas vantagens e inconvenientes de se adotar pontos de corte mais ou menos restritivos, conforme os objetivos pelos quais se utiliza a EDAH. Em conclusão, os resultados obtidos apresentam alguns contributos importantes para a validação da versão portuguesa da EDAH, estando em concordância com os dados da literatura.
The purpose of this study was to provide a contribution to the validation of EDAH (Evaluación del trastorno por Déficit de Aténcion con Hiperactividade), of Anna Farré Riba and Juan Narbona Garcia, 5th edition (2003), in its Portuguese version (Lopes, 2009; Allen Gomes, Lopes & Silva, 2010). This scale is composed of twenty items, with two subscales of ten items each: 1st-Hyperactivity / Attention Deficit scale and 2nd-Behavior Problems scale. The former further divides itself in two subscales, each with five items: Hyperactivity-Impulsivity and Attention Deficit. This study was conducted with a sample of 68 children, between 6 and 12 years old, from 1st to 6th grades, including two groups, one group with a clinical diagnosis of ADHD (n=34 children) and a school group (comparison group), with the same number of children, matched for sex, age, school year and geographic region. For both groups, each sample consisted of 30 boys (82.2%) and 4 girls (11.8%). The results showed that participants with the diagnosis of ADHD had significantly higher scores on the different subscales of EDAH and on the global scale, as well as on each of the 20 items composing the scale, comparing with the school group, thus supporting its discriminative power. It was also found that all subscales of EDAH were significantly and highly correlated with each other and that Hyperactivity and Behavior Problems subscales are those with the highest correlation coefficient (rs=0,879). It can also be concluded that global EDAH scale and their subscales are strongly associated with Conner’s global scale and its subscales, supporting the convergent validity of the scale of the EDAH. AUCs (Area Under the Curve) values between .78 and .84 indicated moderate accuracy. Lastly, it was found, using the cutoff proposed by Farré e Narbona, the EDAH presents a higher specificity than sensibility in all its subscales. We discuss the advantages and disadvantages of adopting more or less restrictive cutting point, depending on the examiner assessment goals. In conclusion, the results represent some important contributions to the validation of the Portuguese version of EDAH, and are in accordance with the findings of the literature.
Description: Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10773/9823
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertaçao.pdf1.81 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.