Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9815
Title: Papel dos textos na construção do conhecimento do mundo: os meios de transporte na vida do ser humano
Author: Amaral, Elisabete Filomena Valente
Advisor: Sá, Cristina Manuela
Keywords: Educação pré-escolar
Iniciação à leitura
Ensino das ciências
Transporte
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo aborda a importância da leitura na aquisição de conhecimentos na área das ciências, mais especificamente acerca dos meios de transportes. Para isso, levamos a cabo a conceção e implementação de uma intervenção didática, com crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos), em que utilizámos estratégias ligadas à leitura, para percebermos até que ponto esta facilita a aprendizagem de conceitos da área do conhecimento do mundo. Recorremos a obras da literatura infantil e ainda a textos não literários. As atividades previstas diziam respeito às áreas de conteúdo do Conhecimento do Mundo e da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita. Recolhemos dados relativos a estas duas áreas de conteúdo, nas três sessões por nós implementadas, a partir das atividades em que as crianças participaram. A metodologia de investigação usada foi de natureza qualitativa: o estudo de caso. Os dados que recolhemos foram a partir de técnicas de observação direta, registos fotográficos e escritos e documentos produzidos pelas crianças. A análise de conteúdo destes dados permitiu concluir que efetivamente as crianças tinham feito aprendizagens relacionadas com o Conhecimento do Mundo, mais concretamente acerca dos meios de transporte, através da leitura de textos variados, e que, paralelamente, tinham desenvolvido competências em compreensão na leitura.
This study aimed to develop competencies in reading comprehension and to promote kindergarten children’s knowledge of sciences (specifically the use of means of transportation) through picture books and informative texts. Bearing this aim in mind, we conceived and carried out a didactic intervention program which included two content areas: mother tongue and sciences. The program was focused on tasks involving the use of certain reading strategies. The selected texts dealt with means of transportation. The data collected focused on the performance of the children (3-5 year old) who took part in this experiment, by participating in the activities included in the didactic intervention program. The research methodology used was qualitative in nature: a case study. The data were gathered from direct observation techniques, photographic and written records and documents produced by the children. The content analysis of these data revealed that children improved their reading comprehension competencies, although they couldn’t really read, and acquired knowledge on the social use of means of transportation.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9815
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.