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Title: Ensino da leitura das sílabas complexas com base na terapia da fala
Author: Almeida, Mariana Cirne de
Advisor: Coimbra, Rosa Lídia
Ramos, Rui Manuel do Nascimento Lima
Keywords: Ensino de línguas
Língua portuguesa
Ensino da leitura
Métodos de ensino
Terapia da fala
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho propõe-se a criar um método de ensino da leitura das sílabas complexas e a avaliar a sua eficácia, comparando a prestação na leitura de dois grupos de crianças do primeiro ano de escolaridade. Após analisar o processo e os requisitos inerentes à leitura foi criado um método de ensino das sílabas complexas com base em estratégias articulatórias e fonológicas, comummente utilizadas na Terapia da Fala. A avaliação da sua eficácia foi realizada através da análise dos erros encontrados na leitura de um dos dois textos lidos pelas crianças. O primeiro texto foi lido antes da aprendizagem das sílabas complexas e o segundo logo após essa aprendizagem. Analisando as diferenças encontradas nas médias dos tipos de erro, concluiu-se que os erros de adição, supressão e inversão são os erros que estão mais relacionados com a introdução das sílabas complexas. Assim, a comparação entre os grupos para a avaliação da eficácia do método de ensino das sílabas complexas com base na Terapia da Fala foi efetuada comparando, apenas, estes três tipos de erro. Os resultados obtidos atestam a eficácia do método criado, sem que, no entanto, este se revele de eficácia superior.
The present work aims to create a teaching method for the reading of complex syllables and to evaluate its efficacy by comparing the scores of two groups of children in the first grade in a reading task. After analyzing the reading process and the necessary conditions for its learning, it was created a method for teaching complex syllables, using articulatory and phonological strategies, usually used in Speech Therapy. The efficacy assessment was made through the analysis of the errors found in one of the two texts read by the children. The first text was read before learning the complex syllables and the second one was read after that. Comparing the differences between the medians of all kinds of errors found in the two texts, we can conclude that the type of errors most related with the introduction of the complex syllables are addition errors, suppression errors and inversion errors. Therefore, the comparison of the groups to evaluate the method efficacy was done by comparing these three types of errors. The results of the statistical analysis reveal that the method based on Speech Therapy strategies is efficient, but wasn’t more efficient than the use of the global method alone.
Description: Mestrado em Ciências da Fala e da Audição
URI: http://hdl.handle.net/10773/9716
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