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Title: A importância das parcerias com fornecedores nas empresas
Author: Rodrigues, Cláudia Sofia dos Santos
Advisor: Martins, Otília
Keywords: Gestão de empresas
Estratégia empresarial
Aprovisionamento
Cooperação empresarial
Defense Date: 13-Jul-2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Uma das particularidades dos mercados atuais consiste no facto de que competir, em virtude da qualidade ou do preço, já não é suficiente para a garantia de uma vantagem competitiva significativa. O relacionamento entre o fornecedor e a empresa compradora é, atualmente, uma mais-valia para o sucesso de qualquer organização. Este relatório desenvolveu-se no âmbito do estágio curricular do mestrado em Línguas e Relações Empresariais, e sublinha as abordagens de diversos autores entendidos no tema, propondo uma resenha de conceitos, necessidades e vantagens que uma relação de parceria com fornecedores provoca numa empresa. Toda a abordagem estabelece critérios e estratégias para a melhoria do relacionamento entre ambas as partes com o intuito de demonstrar o quão importante é manter uma boa comunicação e colaboração mútua. O relatório divide-se em três partes. Na primeira parte, apresento uma breve abordagem da Norbain Portugal, expondo a história, a missão, o organigrama e demais itens inerentes à empresa. Esta primeira parte trata ainda da minha experiência como estagiária na empresa, através de uma enumeração e descrição das tarefas realizadas, bem como as conclusões retiradas dessa aprendizagem. Na segunda parte, proponho uma revisão da literatura onde defino e analiso o tema em análise, apresentando assuntos que lhe são adjacentes, tais como: “o que é um fornecedor” e “quais os critérios de escolha, seleção e classificação dos mesmos”. Em seguida elaboro uma reflexão sobre “o que é uma parceria”, “quais as etapas que atravessa uma parceria até se estabelecer”, “os tipos de parcerias existentes” e ainda, “ quais as vantagens que esta oferece a uma empresa” e, por sua vez “quais os riscos que lhe estão associados”. Após este estudo, surge, como conclusão final, uma análise crítica ao tema. Finalmente na terceira parte deste trabalho, procedo a uma exemplificação, apresentando um estudo de caso através de um fornecedor da empresa Norbain, com o qual esta possui uma relação de parceria, sublinhando os direitos e obrigações de ambas as partes assim como a evolução progressiva de compras até ao momento presente.
One of the peculiarities of the current markets consists in the fact that competes because of the quality or price is no longer enough to guarantee a significant competitive advantage. The relationship between the supplier and the company is currently an asset to the success of any organization. This report was developed in the context of the curricular training of the master degree in languages and business relations and makes emphasis to approaches of several authors understood in this subject, proposing a review of concepts, needs and benefits that a partnership with suppliers causes in the company. The whole approach establishes criteria and strategies for improving the relationship between both parties in order to demonstrate how important it is to maintain good communication and mutual cooperation. The report is divided in three parts. The first part presents a brief approach of the company Norbain Portugal where exposing the history, mission, organizational structure and other items inherent to it. This first part also deals my experience as a trainee in the company through an enumeration and description of the tasks performed and the conclusions drawn from this learning. In the second part, I propose a review of the literature where I explain and analyze the theme in question showing issues associated to the subject, such as: “what is a supplier” and “what are the criteria of choice, selection and classification of them. Then I elaborate a reflection on “what is a partnership”, what stages it passes until their establishment”, “the types of partnerships” and even “what advantages it offers to a company” and on the other hand “what risks are associated with it”. After this study, appear as a final conclusion, a critical analysis of the theme. Finally in the third part of this work, I proceed to an exemplification, presenting a case study through a company’s supplier Norbain, with which it has a partnership relationship, emphasizing the rights and obligations of both parties as well as the progressive evolution of purchases till the present moment.
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/9540
Appears in Collections:DLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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