Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9519
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bessa, José Pedro Barbosa Gonçalves de | pt |
dc.contributor.advisor | Moreira, Alexandra de Jesus Costa Beleza | pt |
dc.contributor.author | Andrez, Bárbara Correia | pt |
dc.date.accessioned | 2013-01-18T12:45:38Z | - |
dc.date.available | 2013-01-18T12:45:38Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/9519 | - |
dc.description | Mestrado em Criação Artística Contemporânea | pt |
dc.description.abstract | Na presente investigação pretende-se uma análise dos processos da voz falada na performance art ligada ao universo da prática artística. Através do questionamento e levantamento de práticas conceptuais de alguns artistas como Karen Finley, Robin Deacon, Sylvie Cotton, Mark Wayman, Vito Acconci e Gary Hill, que utilizam a voz como forma primordial de expressão, intenta-se o estudo da relação entre a voz e corpo, como se processa e, em última análise, como se estabelece a comunicação. Encontrando o seu espaço no trabalho performático, a voz falada apoia-se ou distancia-se do próprio corpo do performer. É assim que a palavra pronunciada reflecte a sua derradeira importância na construção conceptual do trabalho: através da anulação do corpo, do bracketing, da materialidade expressiva ou da reificação. | pt |
dc.description.abstract | The present investigation aims to analyze the processes of the spoken voice in performance art, connected to an artistic practice. Through questioning and setting up conceptual practises from artists like Karen Finley, Robin Deacon, Sylvie Cotton, Mark Wayman, Vito Acconci and Gary Hill, who use voice as a primary form of expression, one attempts to study the close relations between voice and body: how it is processed and how the communication is established. Finding its own place in performance, the spoken voice leans and furthers apart from the performer’s own body. The uttered word achieves its ultimately importance in the conceptual construction of the work: by the body’s annulment, by its bracketing, by its expressive materiality and by its reification. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Criação artística | pt |
dc.subject | Comunicação oral | pt |
dc.subject | Voz | pt |
dc.subject | Linguagem | pt |
dc.title | Performance art: a voz como corpo presente | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.