Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9394
Title: A liderança do director e a indisciplina dos alunos: um estudo de caso
Author: Almeida, Filomena Maria Pinto
Advisor: Castanheira, Patrícia Susana Pinho
Keywords: Administração escolar
Cultura organizacional: Sistema disciplinar
Directores de estabelecimentos de ensino
Liderança
Solução de conflitos
Disciplina
Comportamento dos alunosIndisciplina
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A indisciplina dos alunos tem assumido gradualmente um papel de destaque no quotidiano escolar pela perturbação que provoca e pelos efeitos nefastos no sucesso educativo, sendo uma grande preocupação para a comunidade escolar mas principalmente para os professores e directores de escola. As estratégias definidas e aplicadas, no âmbito da liderança escolar, nem sempre se traduzem no tão desejado ambiente ordeiro que permite aos docentes realizarem a sua prática pedagógica e contribuir para o desenvolvimento harmonioso dos alunos. Através deste trabalho procurou-se conhecer a relação entre liderança da directora de uma escola e as percepções globais sobre a indisciplina na escola para os vários agentes no processo educativo - presidente da Associação de Pais e encarregados de educação, alunos, directores de turma, directora da escola – e a eficácia das estratégias e medidas articuladas por essa liderança para fazer face aos desafios colocados. Para o estudo empírico, escolheu-se um Estudo de Caso, realizado no ano lectivo de 2010/11, numa escola de 2º e 3º ciclo, sede de um Agrupamento Vertical de Escolas, situado na Beira Litoral.
The indiscipline of students has gradually assumed a leading role in the daily school life for the disruption it causes and the adverse effects on educational success, which is a major concern for the school community but especially for teachers and school principals. The strategies developed and implemented by the school leadership do not always translate into the much-desired orderly environment that allows teachers to conduct their practice and contribute to the harmonious development of students. Through this work we sought to determine the relationship between the school’s principal leadership and the perceptions about indiscipline with the various actors within in the school setting, namely - the president of the Association of Parents and Guardians, students, home room teachers, school principal - and the effectiveness of strategies and measures articulated by the leadership to meet these challenges. In this empirical study, which took place in the academic year 2010/11, we chose to conduct a case study in a school of the 2nd cycle and 3rd cycle, and a thirst for Vertical Grouping of Schools, located in Beira Litoral.
Description: Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/9394
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.