Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9394
Title: | A liderança do director e a indisciplina dos alunos: um estudo de caso |
Author: | Almeida, Filomena Maria Pinto |
Advisor: | Castanheira, Patrícia Susana Pinho |
Keywords: | Administração escolar Cultura organizacional: Sistema disciplinar Directores de estabelecimentos de ensino Liderança Solução de conflitos Disciplina Comportamento dos alunosIndisciplina |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A indisciplina dos alunos tem assumido gradualmente um papel de destaque no
quotidiano escolar pela perturbação que provoca e pelos efeitos nefastos no
sucesso educativo, sendo uma grande preocupação para a comunidade escolar
mas principalmente para os professores e directores de escola.
As estratégias definidas e aplicadas, no âmbito da liderança escolar, nem
sempre se traduzem no tão desejado ambiente ordeiro que permite aos
docentes realizarem a sua prática pedagógica e contribuir para o
desenvolvimento harmonioso dos alunos.
Através deste trabalho procurou-se conhecer a relação entre liderança da
directora de uma escola e as percepções globais sobre a indisciplina na escola
para os vários agentes no processo educativo - presidente da Associação de
Pais e encarregados de educação, alunos, directores de turma, directora da
escola – e a eficácia das estratégias e medidas articuladas por essa liderança
para fazer face aos desafios colocados.
Para o estudo empírico, escolheu-se um Estudo de Caso, realizado no ano
lectivo de 2010/11, numa escola de 2º e 3º ciclo, sede de um Agrupamento
Vertical de Escolas, situado na Beira Litoral. The indiscipline of students has gradually assumed a leading role in the daily school life for the disruption it causes and the adverse effects on educational success, which is a major concern for the school community but especially for teachers and school principals. The strategies developed and implemented by the school leadership do not always translate into the much-desired orderly environment that allows teachers to conduct their practice and contribute to the harmonious development of students. Through this work we sought to determine the relationship between the school’s principal leadership and the perceptions about indiscipline with the various actors within in the school setting, namely - the president of the Association of Parents and Guardians, students, home room teachers, school principal - and the effectiveness of strategies and measures articulated by the leadership to meet these challenges. In this empirical study, which took place in the academic year 2010/11, we chose to conduct a case study in a school of the 2nd cycle and 3rd cycle, and a thirst for Vertical Grouping of Schools, located in Beira Litoral. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Administração e Políticas Educativas |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9394 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 3.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.