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http://hdl.handle.net/10773/9344
Title: | Processamento de informação social e respostas sociais em adolescentes |
Author: | Dias, Sílvia Andreia Ricardo |
Advisor: | Vagos, Paula Emanuel Rocha Martins |
Keywords: | Psicologia do comportamento Relações interpessoais Comportamento social Comportamento anti-social Adolescentes - Aveiro (Portugal) - Coimbra (Portugal) |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente trabalho pretende caracterizar e diferenciar o processamento de
informação social em adolescentes que adotam diferentes condutas sociais,
assertivas e agressivas. Atendendo a que os fatores cognitivos e sociais
surgem como principais fatores de manutenção do comportamento agressivo,
e assertivo é importante compreender como surgem e como se diferenciam em
jovens com diferentes tipos de resposta social.
Para concretizar este objetivo participaram do presente estudo 443
adolescentes com idades compreendidas entre os 15 aos e 18 anos de idade,
que frequentam escolas públicas dos concelhos de Aveiro e de Coimbra. Foi
aplicado um protocolo constituído por três instrumentos de avaliação:
Processamento de Informação Social em Adolescentes, Escala de
Comportamento Interpessoal- Versão Reduzida, e a Escala de Conflito Entre
Pares. Estes instrumentos visam avaliar, respetivamente, o estilo de atribuição
e resposta social selecionada face a cenários sociais ambíguos,
comportamentos assertivos em diferentes domínios sociais e diferentes formas
e funções de comportamentos agressivos.
Os resultados obtidos indicam que as fases estudadas (interpretação de
resultados e seleção de resposta) do processamento de informação social
relacionam-se com a manifestação de comportamentos agressivos. Pode-se
observar que existe uma maior tendência para atribuir interpretações hostis, e
selecionar respostas agressivas em situações de interação social por parte dos
adolescentes agressivos. Adolescentes com comportamentos assertividade,
tendem adotar um estilo atribucional neutro, e a selecionar uma resposta
assertiva perante as situações sociais ambíguas. Deste modo, estes
resultados vêm de encontro ao esperado, uma vez que os modelos cognitivos
de comportamento pressupõem que a cognição está associada a diferentes
respostas sociais, dependendo da exatidão do processamento da informação
realizada pelo adolescente. A confirmação destas premissas tem implicações
na área da psicologia do adolescente, ao permitir compreender como o
processamento de informação social influência as respostas sociais
manifestas. The present work aims to characterize and differentiate the social information processing in adolescents who adopt different social behaviors, assertive and aggressive. Given that the cognitive and social factors emerge as major maintenance factors of aggressive behavior and assertiveness, it is important to understand how they arise and how they differentiate in adolescents who present different types of social response. To achieve this goal 443 adolescents aged 15 to 18 years old participated in this study, who attended public schools in the districts of Aveiro and Coimbra. We applied a protocol consisting of three assessment instruments: Social Information Processing for Adolescents, Scale for Interpersonal Behavior -Short Version, and the Peer Conflict Scale. These instruments assess, respectively, the attributional style and social response selected when facing ambiguous social scenarios, levels of assertiveness in different social domains, and different forms and functions of aggressive behaviors. The results indicate that the phases studied (interpretation of results and response selection) of the social information processing are related to aggressive behavior. We observed that there is a greater tendency to attribute hostile intention and select aggressive responses to social interaction situations by aggressive adolescents. For the assertive adolescents, we found a tendency to adopt a neutral attributional style, and select an assertive response in the face of ambiguous social situations. Thus, these results ares in line with what was expected, since cognitive models of behavior sustain that cognition may associate to different social response, depending on the accuracy of information processing done by adolescents. The confirmation of these assumptions has implications in the field of adolescent psychology, by allowing to understand how social information processing influences social responses. |
Description: | Mestrado em Psicologia Forense |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9344 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
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