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Title: Promoção de competências em contexto prisional: avaliação de eficácia
Author: Silva, Vera Patrícia Barbosa da
Advisor: Santos, Isabel
Vagos, Paula
Keywords: Psicologia forense
Psicologia do comportamento
Problemas de comportamento: Reclusos
Comportamento social
Relações interpessoais
Psicoterapia
Reeducação
Reabilitação de delinquentes
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho pretendeu avaliar a eficácia de um programa de promoção de competências em indivíduos com problemas de comportamento a cumprirem pena de prisão. Diferindo da maioria dos programas de intervenção nesta área, que se centram na reabilitação e diminuição da reincidência, o programa aplicado pretende promover competências para uma melhor adaptação interpessoal, quer à vida prisional quer à vida em liberdade. O programa aplicado é teoricamente fundamentado em dois modelos de intervenção que abrangem esta problemática, o Gerar Percursos Sociais (GPS; Rijo et al., 2007) e o El Pensamiento Prosocial (PPS; Gouveia et al., 2000). Esta intervenção contou com uma amostra inicial de 30 reclusos, que ficou reduzida a 25 na amostra final, devido a mortalidade experimental. Como objetivos, o programa pretendeu promover a aquisição de competências ao nível do relacionamento interpessoal, fomentando comportamentos mais assertivos, melhores expectativas de autoeficácia, decréscimo de comportamentos agressivos e utilização de melhores estratégias de regulação emocional. Para avaliar estas dimensões, recorreu-se à versão reduzida da Escala de Comportamento Interpessoal, Escala de Avaliação da Auto-Eficácia, Questionário de Agressividade e Questionário de Regulação Emocional. A análise de dados permitiu verificar a existência de uma redução e/ou melhoria dos indicadores de desajustamento dos grupos experimentais comparativamente com o grupo de controlo. Os indicadores de significância clínica, social e estatística sugerem que o programa tem eficácia terapêutica, ajudando na melhoria do funcionamento psicológico e social dos reclusos. A compreensão e intervenção preventiva para a promoção do ajustamento psicossocial dos reclusos emergem como uma realidade possível e pertinente, indo de encontro a uma política de educação e não apenas punição, preconizada para os ambientes de reclusão.
The present work aims to evaluate the efficacy of a programme for promoting the abilities of individuals with behavorial problems and currently serving jail time. While the majority of the programmes in this area had focused on rehabilitation and in sentence reduction, this one focused on promoting the competences required for a better interpersonal adaptation, either when it comes to life in jail or in society. This programme is based on two models of intervention which deal with this problematic, the “Gerar Percursos Sociais” (GPS; Rijo et al., 2007) and “El Pensamiento Prosocial” (PPS; Gouveia et al., 2000). The intervention programme was initially applied to 30 inmates, a sample that was reduced to 25 by the end, due to experimental deaths. The aim of the programme was to promote the acquisition of new abilities related to interpersonal relationships, reflected not only on more assertive behaviours but also improved self-efficacy, decrease in the number of aggressive attitudes and the use of better strategies for dealing with emotional problems. In order to evaluate such dimensions, four scales were used, particularly the short version of The Scale of Interpersonal Behaviour, The Scale of Evaluation of Self-Efficiency, and Questionnaires of Aggressiveness and Emotional Regulation. Results showed a reduction or improvement in the various parameters for the experimental group, in comparison with the control group. The values of clinical, social and statistical significance suggest that the programme has therapeutic efficacy, helping to improve the focused psychological issues and social interactions in this population. The understanding and preventive intervention for the promotion of a better psychosocial adjustment in inmates has emerged as a possible and pertinent reality, going hand in hand with the policies towards education, rather than punishment, when it comes to the sentenced offenders.
Description: Mestrado em Psicologia Forense
URI: http://hdl.handle.net/10773/9339
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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