Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9317
Title: Pois é!... o que eu vou vivendo e fazendo leva-me a pensar de forma diferente: contributos da Formação Inicial nas representações e nas práticas de uma professora
Author: Ribeiro, António
Cabrita, Isabel
Issue Date: 2005
Publisher: Associação de Professores de Matemática
Abstract: Promover práticas mais consentâneas com as recomendações e os desafios actuais é, no caso do ensino da Matemática, uma tarefa complexa e, na maior parte das vezes, onde se tem um sucesso muito limitado. Apesar de se considerar que as representações condicionam as práticas mesmo que, não raras vezes, existam constrangimentos culturais que dificultam uma simbiose (quase) perfeita entre o que se pensa e o que se faz – tal como aconteceu com o caso da Sandra e que foi analisado em Ribeiro e Cabrita (2005) – damos conta, nesta comunicação, de um caso considerado de sucesso – o caso da Rita. Trata-se de uma formanda que, à semelhança da sua colega, colaborou num projecto de investigação e que, em contexto cultural idêntico, evoluiu favoravelmente, não só ao nível das representações, como ao nível das práticas, confirmando a ideia de que o investimento feito ao nível da sua formação pode ter tido algum efeito preventivo quanto à ideia de ‘assujeitamento’ apresentada por Ribeiro (1999).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/9317
Publisher Version: http://apm.pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.