Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9234
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Sofiapt
dc.contributor.authorTenreiro-Vieira, Celinapt
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.date.accessioned2012-11-06T18:23:23Z-
dc.date.available2012-11-06T18:23:23Z-
dc.date.issued2010-10-
dc.identifier.issn2182-0023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9234-
dc.description.abstractRecomendações curriculares em matemática, nacionais e internacionais, apelam ao desenvolvimento de capacidades ligadas à resolução de problemas e à comunicação e ao estabelecimento de conexões com outras áreas do saber, como as Ciências Físicas e Naturais. Contudo, em provas nacionais e internacionais, a média dos alunos portugueses apresenta baixo desempenho na resolução de situações relativas a Ciências Físicas e Naturais e a Matemática, particularmente, no que diz respeito à resolução de problemas. Uma via que poderá contribuir para potenciar o desenvolvimento das referidas capacidades consiste em estabelecer sinergias entre a escola e um contexto de educação não formal. Na presente comunicação descreve-se uma investigação em Didáctica que persegue como finalidade conceber, produzir, implementar e avaliar o impacto de situações de exploração de módulos interactivos de ciências no desenvolvimento de capacidades matemáticas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Apresenta-se uma síntese do quadro teórico de referência que orientou a concepção e a produção das referidas situações. Foca-se, ainda, a validação de documentos que suportam tais situações e outro que apresenta o quadro teórico referencial, decorrente de contributos de validadores e da implementação de um estudo-piloto.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherSPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemáticapt
dc.rightsopenAccesspor
dc.titlePropostas didácticas potenciadoras de conexões entre Matemática e Ciências em contextos de educação formal e não formal: contributos do processo de validaçãopt
dc.typeconferenceObjectpt
dc.peerreviewedyespt
ua.publicationstatuspublishedpt
ua.event.date17-18 abril, 2010pt
ua.event.typemeetingpt
degois.publication.firstPage151pt
degois.publication.lastPage167pt
degois.publication.titleInvestigação em Educação Matemática: Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemáticapt
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10362/6617pt
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2010) Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre....pdf701.52 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.