Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9234
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Sofia | pt |
dc.contributor.author | Tenreiro-Vieira, Celina | pt |
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.date.accessioned | 2012-11-06T18:23:23Z | - |
dc.date.available | 2012-11-06T18:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2010-10 | - |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/9234 | - |
dc.description.abstract | Recomendações curriculares em matemática, nacionais e internacionais, apelam ao desenvolvimento de capacidades ligadas à resolução de problemas e à comunicação e ao estabelecimento de conexões com outras áreas do saber, como as Ciências Físicas e Naturais. Contudo, em provas nacionais e internacionais, a média dos alunos portugueses apresenta baixo desempenho na resolução de situações relativas a Ciências Físicas e Naturais e a Matemática, particularmente, no que diz respeito à resolução de problemas. Uma via que poderá contribuir para potenciar o desenvolvimento das referidas capacidades consiste em estabelecer sinergias entre a escola e um contexto de educação não formal. Na presente comunicação descreve-se uma investigação em Didáctica que persegue como finalidade conceber, produzir, implementar e avaliar o impacto de situações de exploração de módulos interactivos de ciências no desenvolvimento de capacidades matemáticas de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Apresenta-se uma síntese do quadro teórico de referência que orientou a concepção e a produção das referidas situações. Foca-se, ainda, a validação de documentos que suportam tais situações e outro que apresenta o quadro teórico referencial, decorrente de contributos de validadores e da implementação de um estudo-piloto. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre Matemática e Ciências em contextos de educação formal e não formal: contributos do processo de validação | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 17-18 abril, 2010 | pt |
ua.event.type | meeting | pt |
degois.publication.firstPage | 151 | pt |
degois.publication.lastPage | 167 | pt |
degois.publication.title | Investigação em Educação Matemática: Comunicação no Ensino e na Aprendizagem da Matemática | pt |
dc.relation.publisherversion | http://hdl.handle.net/10362/6617 | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2010) Propostas didácticas potenciadoras de conexões entre....pdf | 701.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.