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dc.contributor.advisorLoureiro, Sandrapt
dc.contributor.authorResende, Joana Patrícia Martins dept
dc.date.accessioned2012-07-23T11:14:14Z-
dc.date.available2012-07-23T11:14:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8786-
dc.descriptionMestrado em Marketingpt
dc.description.abstractActualmente temos assistido à incorporação dos sites das redes sociais nas práticas diárias de muitos indivíduos. O seu uso generalizou-se de tal forma que os telemóveis têm aplicações que permitem facilitar o acesso às redes sociais. A interacção e comunicação através das redes sociais vieram alterar a forma como os indivíduos se relacionam uns com os outros. As marcas e as organizações estão presentes nas redes sociais com um a estratégia bem definida com o objectivo de aumentar a notoriedade espontânea das marcas, servindo-se da promoção e partilha promovidas pelos membros da rede. As características relacionadas com a abrangência das redes sociais, a rapidez da disseminação de informações e a segmentação do público têm tornado estes sites em canais de comunicação privilegiados e merecedores de grande atenção por parte de disciplinas como o Marketing. Pela importância e impacto que apresentam nas nossas vidas e nas relações pessoais e profissionais, desde há mais de uma década, que os profissionais e investigadores, não só da área do Marketing, como das áreas da Comunicação, Psicologia e Sociologia têm vindo a analisar esta nova forma de relacionamento e comunicação mediadas por computador, com o objectivo de determinar os factores de motivação para a adesão e participação nas mesmas e o impacto destas na vida dos indivíduos. O fenómeno das redes sociais online constitui, nos dias de hoje, um grande desafio para profissionais e investigadores pela necessidade urgente de compreender os seus utilizadores. Uma sua correcta compreensão vai permitir às marcas e organizações implementarem acções mais eficazes e criar relações fortes e estáveis com os seus fãs, fidelizando-os. O presente trabalho pretende aumentar a compreensão dos determinantes sociais, psicológicos, de utilidade, de identidade e satisfação que levam os indivíduos a participarem nas redes sociais. De modo a atingir o objectivo proposto da presente investigação foi realizado um levantamento da literatura existente e, em seguida, foram elaborados focus group, dos quais se recolheram os dados para análise e compreensão das motivações referidas pelos participantes.pt
dc.description.abstractToday we have seen the incorporation of social networking sites in the daily practices of many individuals. Its use became widespread in such a way that mobile phones have applications that can facilitate access to social networking. The interaction and communication through social networks has changed the way people interact with each other. The brands and organizations are present in social networks with a well-defined strategy with the aim of increasing brand awareness by using promotion and sharing promoted by the network members. The characteristics related to the scope of social networks, the rapid dissemination of information and segmentation of the public who can reach these sites have become channels of communication privileged and deserving of great attention from disciplines such as Marketing. Given the importance and impact that present in our lives and the personal and professional relationships, professionals and researchers, not only in the area of Marketing, but also in the areas of Communication, Psychology and Sociology have been studying the form of these relationships and computer-mediated communication, in order to determine the motivating factors for membership and participation in them, and also their impact on individuals lives. The phenomenon of online social networking is, nowadays, a great challenge for professionals and researchers on the urgent need to understand their users. The correct understanding will enable brands and organizations to implement more effective actions and create strong and stable relations with their fans. This work aims to lead to a better understanding about social, psychological, utility, identity and satisfaction determinant’s that lead individuals to participate in social networks. In order to achieve the objective proposed in this study, the first step consisted in reviewing existing literature that was followed by the realization of focus groups, from which data was collected for analysis and understanding of the motivations reported by participants.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectMarketingpt
dc.subjectTecnologia da informaçãopt
dc.titleDeterminantes para a participação nas redes sociaispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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