Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8711
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDuarte, Aníbal Manuel de Oliveirapt
dc.contributor.advisorFonseca, Raquel Matias dapt
dc.contributor.authorFerreira, João Paulo Lopespt
dc.date.accessioned2012-06-25T13:57:16Z-
dc.date.available2012-06-25T13:57:16Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8711-
dc.descriptionMestrado em Engenharia de Computadores e Telemáticapt
dc.description.abstractPortugal é um dos países da União Europeia (UE) com maior taxa de penetração do Serviço Telefónico Móvel (STM) o que o torna num dos países mais interessantes para estudos relacionados com redes e serviços M´oveis. Neste contexto os estudos de mercado para determinar a taxa de penetração de um novo serviço / tecnologia tornam-se decisivos para as empresas uma vez que podem implicar custos elevados por vezes muito difíceis de rentabilizar. Apesar de já existir algum software que permite fazer modelação do comportamento de vários operadores de telecomunicações em determinados cenários, esses modelos têm em consideração padrões de comportamento teóricos e podem não estar inteiramente adaptados à realidade de cada mercado. Este trabalho procura melhorar esses padrões de comportamento fazendo uma análise retrospectiva ao mercado do STM desde a sua introdução em Portugal, em 1989, e assim fornecer dados mais precisos às ferramentas de modelação.pt
dc.description.abstractPortugal is one of the European Union (EU) countries with the highest penetration rate of Mobile Telecommunications Service (MTS) and that fact makes it one of the most interesting countries for conducting studies related to mobile networks and services. In this context, doing market research to determine the penetration rate of a particular new service / technology becomes crucial for companies, since it may involve high costs sometimes very difficult to monetize. Although there is already some software that models the behavior of several telecom operators in certain scenarios, these models take into account patterns of behavior based only on theory which may not be fully adapted to each market reality. This work seeks to improve those patterns of behavior by a making a retrospective market analysis of the MTS, since its introduction in Portugal in 1989 thus providing more accurate data for modeling tools.pt
dc.language.isoengpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEngenharia de computadorespt
dc.subjectRedes de telecomunicaçõespt
dc.subjectTelecomunicações: Aspectos económicospt
dc.titleTelecommunications mobile networks in Portugal: retrospective analysispt
dc.title.alternativeRedes de telecomunicações móveis em Portugal: análise retrospectivapt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação_joão_ferreira.pdf6.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.