Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8558
Title: | O documentário em etnomusicologia: a construção de um documentário a partir de material recolhido em trabalho de campo |
Author: | Oliveira, Rui Pedro Pereira de |
Advisor: | Raposo, Rui |
Keywords: | Comunicação multimédia Etnomusicologia - Goa (Índia) Etnologia Comunicação audiovisual Documentários cinematográficos |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Com a evolução tecnológica dos equipamentos de gravação de som e imagem, que
contribui para a sua maior portabilidade, facilidade de utilização e, nalguns casos,
redução de custo, as áreas de aplicação do registo audiovisual têm conhecido ao
longo da sua história um alargamento considerável, num movimento que, tudo indica,
continuará rumo ao futuro.
Este alargamento do âmbito do registo audiovisual tem vindo a repercutir-se em
áreas como a Etnomusicologia, na qual o uso do filme tem vindo a conhecer uma
importância crescente, representando hoje em dia um importante recurso ao alcance
do investigador. O registo audiovisual permite a este uma recolha fiel e duradoura da
informação do trabalho de campo, contribuindo largamente para a sua análise,
sistematização e consequente divulgação.
Contudo, uma vez esgotada a utilidade do filme gravado no auxílio à investigação em
que este se insere o seu arquivamento é o destino provável. A investigação termina
mas o registo audiovisual perdura.
O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Comunicação Multimédia
(ramo Audiovisual Digital) da Universidade de Aveiro (UA), procura explorar a
reutilização de um arquivo deste género. Partindo do material audiovisual referente a
uma investigação conduzida em Goa (Índia) pela docente e investigadora em
Etnomusicologia da UA Professora Doutora Susana Sardo, que incide sobre a
influência da presença portuguesa em Goa na prática musical goesa e o papel da
música num contexto específico de colonização, procurou-se criar um documentário
fiel a esta mesma temática. Para além do vídeo recolhido em campo, o documentário
construído baseou-se também no livro Guerras de Jasmim e Mogarim, da autoria da
referida investigadora e decorrente da mesma investigação, e contou com a
colaboração da própria na validação do conteúdo.
Esta dissertação é constituída por um levantamento bibliográfico de suporte à
reflexão teórica relativa ao Documentário, ao Filme Etnográfico e aos Motion
Graphics. O referido levantamento procura constituir o enquadramento teórico da
implementação prática do documentário, que incidiu especialmente nas fases de
construção da narrativa, edição e pós-produção, bem como na reflexão sobre os
mecanismos de colaboração com especialista necessários à validação do conteúdo
temático do documentário Sons de Goa. A partir da referida investigação teórica e
prática serão elaboradas, no final deste documento, algumas conclusões, com o
intuito de sintetizar o contributo empírico desta investigação para a reutilização de
outros arquivos audiovisuais, recorrendo ao documentário, no futuro. With the technological evolution of image and sound recording equipment, which contributes to its portability, ease of use and, in some cases, cost reduction, the application areas of audiovisual record have known, throughout their history, a considerable extension of their application areas, which seems quite likely to continue into the future. This audiovisual record scope broadening has been reflected in areas such as Ethnomusicology, in which the use of film has been experiencing an increasing significance, representing today an important resource within the reach of the researcher. The audiovisual record grants him a faithful and enduring collection of field information, contributing largely to its analysis, systematization and thus dissemination. However, once exhausted the recorded movie usefulness in the aid of the research, the archive is its most likely destination. The research ends but the audiovisual record endures. This work, performed as part of the Masters degree in Multimedia Communication (Digital Audiovisual branch) at the University of Aveiro (UA), aims to explore the reuse of such an archive. From audiovisual footage recorded in an investigation conducted in Goa (India) by Ethnomusicology researcher Professor Susana Sardo, which focuses on the influence of Portuguese presence in Goa in the Goan musical practice and the role of music in a specific context of colonization , was sought to create a documentary faithful to this same theme. In addition to the footage collected in the field, the documentary is built based on the book Guerras de Jasmim e Mogarim, written by the aforementioned researcher and as a result of the same investigation, and based on her collaboration to the validation of the content. This dissertation is constituted by a literature review to support the theoretical analysis of the Documentary, the Ethnographic Film and the Motion Graphics. This review aims to provide the theoretical framework to the practical implementation of the documentary, which focused especially on narrative construction, editing and postproduction, as well as reflection on the mechanisms of collaboration with an expert, necessary for content validation of the documentary Sons de Goa [Sounds of Goa]. Based on the theoretical and practical research developed, at the end of this document some conclusions are given, in order to synthesize the empirical contribution of this research for the reuse of other audiovisual archives, using the documentary, in the future. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia - Audiovisual Digital |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8558 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
247956.pdf | 9.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.