Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8549
Title: Impacto da fiscalidade na internacionalização da indústria de moldes
Author: Brás, Gonçalo Nuno Rodrigues
Advisor: Santana, Silvina Maria Vagos
Keywords: Gestão industrial
Gestão estratégica
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas - Indústria de moldes - Portugal
Gestão financeira
Fiscalidade
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Particularmente nos últimos vinte anos, a indústria de moldes nacional vem assumindo uma dinâmica de relevo nos mercados externos. O presente trabalho visa analisar o impacto da fiscalidade no processo de internacionalização da indústria de moldes. Para além disso, é analisado o processo de internacionalização das pequenas e médias empresas (PME’s) da indústria de moldes nacional, designadamente: (i) as linhas estratégias, (ii) as formas de presença, (iii) os factores motivacionais e barreiras intrínsecas ao processo e (iv) as teorias de internacionalização. Paralelamente ao estudo destas tendências, a escassez de informação académica no domínio principal deste estudo releva o contributo da investigação no sentido da compreensão do papel da fiscalidade no âmbito da internacionalização de empresas. Com base na informação recolhida por via de um inquérito aplicado às empresas exportadoras da indústria de moldes com a CAE 25734 (fabricação de moldes metálicos) é possível identificar algumas tendências estratégicas da indústria de moldes e compreender o papel da fiscalidade no domínio da internacionalização do sector. Genericamente, os resultados mostram que o factor fiscal é tido como pouco importante no processo de internacionalização da indústria de moldes e que as empresas que compõem a indústria optam maioritariamente pela exportação enquanto forma de internacionalização. Os resultados obtidos permitem concluir que empresas do sector com capital social mais avultado estão, do ponto de vista fiscal, mais bem preparadas para a internacionalização. De salientar ainda os resultados que evidenciam opções estratégicas sectoriais condizentes com alguns traços de determinadas correntes teóricas de internacionalização.
The national mold industry has gained increasing relevance in the foreign markets, particularly in the last twenty years. The present work analyzes the impact of taxation in the internationalization process of the mold industry. In addition, we analyze the process of internationalization of small and medium enterprises (SMEs) in the national mold industry, particularly: (i) the strategic lines, (ii) the forms of presence, (iii) the motivational factors and intrinsic barriers to the process and (iv) the internationalization theories. In parallel with the study of these trends, the shortage of academic information in the field of this study highlights the contribution of research towards the understanding of the role of taxation in the internationalization of companies. Based on information gathered through a survey applied to exporters of the mold industry with CAE 25734 (manufacture of metal molds) it is possible to identify some strategic trends in the mold industry and understand the role of taxation in the field of the sector’s internationalization. Generally, the results show that the tax factor is considered unimportant in the process of the internationalization of the mold industry, and that the companies which make part of this industry opt for exportation as a means to internationalization. The obtained results show that companies with higher social capital are, from the tax point of view, better prepared for internationalization. It should also be noted that the results show sector strategic options consistent with some traces of certain theoretical approaches of globalization.
Description: Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10773/8549
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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