Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Manuel Ferreirapt
dc.contributor.advisorRodrigues, Hélder Castanheira dos Santospt
dc.contributor.authorMerçon, Aline Bazzarellapt
dc.date.accessioned2012-05-10T14:33:43Z-
dc.date.issued2012-01-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8535-
dc.descriptionMestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Socialpt
dc.description.abstractCom a presente dissertação, estudamos o perfil, a integração e as representações sociais dos alunos brasileiros, atualmente matriculados na Universidade de Aveiro. Através da síntese sobre as migrações entre o Brasil e Portugal, verificamos as Leis e Acordos que possibilitam o processo internacional de cooperação para programas de mobilidade estudantil, a fim de compreender o papel social dos mesmos. Buscamos esclarecer a forma como facilitam e estimulam a integração na vida estudantil e o desenvolvimento pessoal e social dos alunos brasileiros. Observamos a operacionalização e os motivos que abrangem esses programas, os incentivos e parcerias celebrados entre o Brasil e Portugal, bem como as questões relacionadas com os espaços abertos internacionais no campo da Educação. Concomitantemente, queremos analisar as facilidades e dificuldades de natureza socioculturais que envolvem as relações intergrupais desses alunos. Todavia, num estudo desta índole, refletimos sobre as problemáticas da multiculturalidade e da interculturalidade no sistema educativo universitário português, com especial atenção ao que se passa na Universidade de Aveiro, observando-se a verdadeira aproximação e incorporação de valores, crenças e cultura dos alunos brasileiros.pt
dc.description.abstractThe present dissertation studies the profile of Brazilian students currently enrolled at the University of Aveiro, analyzing their level of integration and their social representation. By starting summarizing the history of the migration between Brazil and Portugal, we verify the laws and agreements in order to understand the international cooperation process of the students mobility programs; the aim is to examine their social role, as well as the way how they facilitated and encouraged the social and personal development of the lives of the Brazilian students. We evaluate the implementation of this exchanging program and its reasons, considering the partnerships signed by Brazil and Portugal, relating the issues with the international open spaces in the education field. Concurrently, we analyze the facilities and the socio-cultural difficulties of the intergroup relations, which involve these students. However, in this kind of study, we must reflect about the problematic of the multiculturalism and interculturalism in the Portuguese university education system, with particularly focus on the University of Aveiro. Finally, we observe the real approach and incorporation of values, beliefs and culture of the Brazilian students.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectAlunos do superior - Brasilpt
dc.subjectRelações interpessoaispt
dc.subjectIntercâmbio culturalpt
dc.subjectIntegração escolarpt
dc.subjectComunicação interculturalpt
dc.subjectMulticulturalismopt
dc.subjectRelações Portugal-Brasilpt
dc.subjectMobilidade dos estudantes - Brasil - Portugalpt
dc.titleBrasileiros da Universidade de Aveiro: integração e representaçõespt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE MESTRADO UA-ALINE.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.