Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8461
Title: Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico
Author: Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos
Advisor: Sá, Cristina Manuela
Keywords: Ensino de línguas
Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal)
Língua portuguesa
Ensino da leitura
Estratégias da aprendizagem
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do saber. Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática. A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura.
The foreseen study aimed to determine the role that the use of certain reading strategies could play in developing skills in reading comprehension in primary school students concerning various content areas. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on tasks involving the use of certain reading strategies: producing strategies before reading, gathering information while reading and validating the hypotheses after reading. This intervention also included tasks promoting the use of knowledge gathered through reading with several purposes. This intervention concerned two content areas: mother tongue and sciences. We collected data on the performance of the primary school students that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that students revealed that the students had improved in reading comprehension, but still had some problems concerning the identification of main ideas in the texts. In parallel, we observed that previous knowledge on the subject played a main role on the use of these reading strategies.
Description: Mestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º/2º CEB
URI: http://hdl.handle.net/10773/8461
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
248016.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.