Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8461
Title: | Estratégias transversais de compreensão na leitura: um estudo no 1º ciclo do ensino básico |
Author: | Rodrigues, Maria do Céu Fidalgo dos Santos |
Advisor: | Sá, Cristina Manuela |
Keywords: | Ensino de línguas Ensino da língua materna - Ensino básico 1º ciclo - Aveiro (Portugal) Língua portuguesa Ensino da leitura Estratégias da aprendizagem |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente estudo visava determinar o contributo que o recurso a estratégias
de leitura transversais poderá dar para um melhor desempenho de alunos do
1º Ciclo do Ensino Básico em compreensão da leitura em vários domínios do
saber.
Com esta finalidade, procedeu-se à conceção e implementação de uma
intervenção didática centrada no recurso a estratégias relacionadas com a
formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a
leitura e a confirmação/infirmação de hipóteses formuladas após a leitura.
Foram também propostas tarefas que implicavam o uso da informação
recolhida com diversas finalidades. As atividades previstas diziam respeito às
áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa e Estudo do Meio.
Foram recolhidos dados relativos ao desempenho dos alunos nas duas áreas
curriculares disciplinares, nos dois momentos da intervenção didática.
A análise de conteúdo destes dados e a comparação dos resultados permitiu
concluir que os alunos registaram melhoria em termos de compreensão na
leitura, em diversos níveis, mas continuavam a revelar dificuldades na
identificação das ideias principais dos textos lidos. Paralelamente, constatouse
que a existência de conhecimentos prévios que é possível mobilizar
influencia bastante o sucesso no recurso a estas estratégias de leitura. The foreseen study aimed to determine the role that the use of certain reading strategies could play in developing skills in reading comprehension in primary school students concerning various content areas. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention focused on tasks involving the use of certain reading strategies: producing strategies before reading, gathering information while reading and validating the hypotheses after reading. This intervention also included tasks promoting the use of knowledge gathered through reading with several purposes. This intervention concerned two content areas: mother tongue and sciences. We collected data on the performance of the primary school students that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that students revealed that the students had improved in reading comprehension, but still had some problems concerning the identification of main ideas in the texts. In parallel, we observed that previous knowledge on the subject played a main role on the use of these reading strategies. |
Description: | Mestrado em Didáctica - Línguas para Educadores de Infância e Professores do 1º/2º CEB |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8461 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
248016.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.