Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8459
Title: Sistema para avaliação de professores do secundário em Cabo Verde
Author: Graça, Marcos Ramos da
Advisor: Martins, Joaquim Arnaldo Carvalho
Keywords: Engenharia electrónica
Sistemas de gestão de informação - Ensino
Avaliação de professores - Ensino secundário - Cabo Verde
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Na actual conjuntura educativa, social e económica torna-se imprescindível que a avaliação do desempenho docente seja um meio de compreensão de fenómenos educativos, de regulação dos processos, mudanças das práticas e melhoramento da qualidade do ensino. É neste contexto que este trabalho teve como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação mais especificamente fazer uma análise da avaliação de desempenho docente em Cabo Verde, e propor um sistema de informação para auxiliar os avaliadores neste processo para que a avaliação de desempenho docente atinja os objectivos a que se propôs. Analisamos, por meio de referencial teórico a necessidade de avaliar o desempenho docente e da aprendizagem por meio de ferramentas que comprovam o desempenho dos professores. A discussão contempla a quem terão a missão de avaliar os professores, os meios e procedimentos que através dos resultados alcançados pela pesquisa, fundamenta o trabalho. A maioria dos professores inquiridos, no âmbito deste estudo, está de acordo com as premissas acima referenciadas e entendem que há necessidade de fazer alguns reajustes no sistema de avaliação de professores em Cabo Verde.
At the current educational, social and economic situation, it is essential that the teacher evaluation is a means of understanding educational phenomena, regulation of processes, changing practices and improving the quality of education. In this context, this work aims to contribute to improving the quality of education and more specifically, to analyze the evaluation of teacher performance in Cape Verde, and propose an information system to assist the evaluators in this process so that evaluation of teaching performance achieves the objectives it has set. We try to analyze, through the theoretical necessity of evaluating teaching and learning through tools that demonstrate the performance of teachers. The discussion includes those who have the task of evaluating teachers, the methods and procedures by which the results achieved by research, support to this work. Most teachers surveyed in this study is in accordance with the guidelines referenced above and understand that there is a need to make some adjustments in the evaluation system of teachers in Cape Verde.
Description: Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/8459
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
248220.pdf3.86 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.