Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/8352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Carlospt
dc.contributor.authorPedro, Luíspt
dc.contributor.authorAlmeida, Sarapt
dc.date.accessioned2012-04-27T09:46:09Z-
dc.date.available2012-04-27T09:46:09Z-
dc.date.issued2011-11-
dc.identifier.issn1646‐933Xpt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/8352-
dc.description.abstractA evolução das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem contribuído para uma mudança ideológica na forma como se perspetiva a educação e, em especial, o processo de aprendizagem. O uso de serviços da Web 2..0 em contexto educativo tem potenciado a adoção de novas abordagens e metodologias que favorecem o desenvolvimento da comunicação, da partilha e da colaboração entre os membros de uma comunidade de aprendizagem. 1. INTRODUÇÃO Com o projeto Sapo Campus desenvolveu-se uma plataforma integrada de serviços Web 2.0 com os objetivos de promover e disseminar a utilização deste tipo de serviços em contextos de Ensino Superior, promovendo competências sociais e de aprendizagem ao longo da vida nos membros da comunidade da Universidade de Aveiro. Numa A emergência da Web 2.0 (O’Reilly, 2005), caracterizada por uma maior abertura e flexibilidade, onde os utilizadores podem criar, partilhar e modificar os conteúdos e as informações (Downes, 2005) bem como o desenvolvimento de serviços e de ferramentas simples e em rede, comummente designados por software social, acarretam mudanças na forma como, atualmente, se conceptualiza a educação e o contexto educativo (Lee & McLoughlin, 2008). A Web 2.0, segundo O’Reilly (2005), pode ser definida como: Neste artigo, pretende-se caracterizar a plataforma Sapo Campus e apresentar alguns resultados preliminares relativos à sua utilização. Estes resultados permitem, por um lado, suportar as mudanças e aperfeiçoamentos que têm vindo a ser introduzidos na plataforma e, por outro lado, tentar compreender potenciais mudanças no processo de aprendizagem e na forma como este é experienciado pela comunidade educativa da Universidade de Aveiro.pt
dc.description.abstractThe information and communication technology (ICT) growth has contributed to an ideological shift in the way we look to the education and, specially, the learning process. The educational use of the Web 2.0 services has developed communication, sharing and collaboration through the adoption of new approaches and methodologies. With the Sapo Campus project we developed an integrated platform of Web 2.0 services supported by the University de Aveiro (UA). Our main goal is to promote and disseminate the use of this kind of services in higher education contexts in order to promote the lifelong learning. In this paper, we aim at characterizing the Sapo Campus platform and presenting some preliminary results about its use. The results, in one hand, provide support to the changes and improvements that have been introduced and, in the other hand, they allow to look at the learning process and the way the community experiences it.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEducom - Associação Portuguesa de Telemática Educativapt
dc.relationFCT - PTDC/CPE-CED/114130/2009pt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPLEpt
dc.subjectWeb 2.0pt
dc.titleSapo Campus: promoção da utilização de serviços da Web social em contexto educativopt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributionnationalpt
degois.publication.firstPage76pt
degois.publication.issue2pt
degois.publication.lastPage88pt
degois.publication.titleEducação, Formação & Tecnologiaspt
degois.publication.volume4pt
dc.relation.publisherversionhttp://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/257/147pt
dc.relation.publisherversionhttp://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/257/147pt
Appears in Collections:DigiMedia - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_EFT_final.pdfMain article375.26 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.