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http://hdl.handle.net/10773/8304
Title: | Avaliação da qualidade de destinos turísticos: destino Figueira da Foz |
Author: | Cardoso, José Manuel Oliveira |
Advisor: | Carneiro, Maria João Aibéo Eusébio, Maria Celeste de Aguiar |
Keywords: | Gestão do turismo Destinos turísticos: Figueira da Foz (Coimbra, Portugal) Avaliação da qualidade Satisfação do consumidor |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Apesar da importância da Figueira da Foz enquanto destino turístico, este
destino tem vindo a perder alguma competitividade a nível nacional e regional.
Os estudos de avaliação da qualidade dos destinos são importantes
instrumentos para o aumento da competitividade dos destinos, sendo no
entanto escassos. Neste sentido, esta dissertação tem como principal objetivo
a avaliação da qualidade do destino Figueira da Foz. Neste âmbito pretendese,
concretamente, avaliar a qualidade global do destino e das diversas
componentes do destino.
Com base na revisão da literatura, foi possível identificar vários instrumentos
de investigação de medição da qualidade dos serviços, alguns deles já
aplicados à área do turismo, com adaptações aos serviços em turismo. Apesar
de a literatura não ser rica em instrumentos específicos de avaliação da
qualidade de destinos, a literatura disponível foi útil na identificação de escalas
testadas por vários investigadores nesta área, que serviram de suporte à
escala de avaliação da qualidade criada na presente dissertação e ao modelo
desenvolvido na presente investigação.
Na presente investigação pretende-se, além de avaliar a perceção que os
visitantes da Figueira têm da qualidade deste destino, analisar a relação entre
a qualidade do destino, a satisfação com o destino e a fidelização ao destino.
Estas relações foram testadas utilizando regressões.
Pela análise dos dados desta investigação, constata-se que a Figueira da Foz
é um destino essencialmente de famílias, ancorado no produto sol e mar, com
uma procura essencialmente de proximidade, quer em termos nacionais, quer
em termos de mercados estrangeiros, mas com um razoável grau de
fidelização ao destino.
No que concerne à avaliação da qualidade da Figueira, os dados evidenciam
que os inquiridos consideram que o destino tem uma boa qualidade em termos
globais e que a hospitalidade, a restauração e a natureza são as componentes
da oferta em que a Figueira tem melhor desempenho. Os resultados obtidos
demonstram ainda que os inquiridos estão bastante satisfeitos com a Figueira
e apresentam uma razoável probabilidade de recomendar e de voltar à
Figueira da Foz.
As regressões relativas ao modelo proposto demonstram que existe uma
influência positiva dos contrutos respeitantes à “qualidade de alguns atributos”
na “qualidade total”, uma influência positiva da “qualidade de alguns atributos”
na “satisfação” e, finalmente, uma influência positiva da “qualidade de alguns
atributos” e da “satisfação” na “fidelização”. Despite Figueira da Foz´s importance as a tourist destination, it has been losing some competitiveness at national and regional levels. Studies evaluating the destination´s quality are important tools for improving the competitiveness of destinations, but are however scarce. In this sense, the main objective of this work is the evaluation of the quality of Figueira da Foz destination. In this context, it is intended, specifically, to assess the overall quality of the destination and of various components of the destination. Based on the literature review, it was possible to identify several research tools to measure the quality of services, some of them already applied to the tourism´s area, with adaptations to tourism services. Although the literature is not rich in specific instruments for assessing destinations’ quality, the available literature was helpful in identifying scales tested by several researchers in this area, which supported the quality scale created in the present dissertation and the conceptual model developed in the present research. In this study, besides examining the perception the visitors of Figueira have of this destination, it is also intended to analyze the relationship between the quality of the destination, the satisfaction with the destination and the loyalty the destination. These relationships were tested using statistical regressions. Through the data analysis of this research, it is possible to observe that Figueira da Foz is essentially a family destination, anchored in the sun and sea product, with demand generated nearby, both regarding national and foreign markets, but with a reasonable degree of loyalty to the destination. As far as the assessment of the quality of Figueira is concerned, data reveal that respondents consider that the destination has a good quality, at an overall level, and that hospitality, restaurants and nature are the components of the supply where Figueira has the best performance. The results obtained also demonstrate that the respondents are considerably satisfied with Figueira and have a reasonable likelihood to recommend and return to Figueira da Foz. The regressions concerning the model proposed demonstrate that there is a positive influence of the constructs referring to the "quality of some attributes" on "total quality", a positive influence of the "quality of some attributes" on "satisfaction" and, finally, a positive influence of "quality of some attributes" and of "satisfaction" on "loyalty". |
Description: | Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/8304 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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