Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/8117
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Relvas, Carlos Alberto Moura | pt |
dc.contributor.advisor | Ramos, António Manuel de Amaral Monteiro | pt |
dc.contributor.author | Esteves, Américo Luís Felgueiras | pt |
dc.date.accessioned | 2012-04-16T14:01:35Z | - |
dc.date.available | 2012-04-16T14:01:35Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/8117 | - |
dc.description | Mestrado em Engenharia Mecânica | pt |
dc.description.abstract | Actualmente é dado um enfoque especial à mobilidade, uma vez que para as pessoas com incapacidades, a nível físico e/ou mental, a cadeira de rodas pode ser o único meio de mobilidade. Por esse motivo, torna-se fundamental a existência de cadeiras de rodas que permitam uma melhor qualidade de vida. Existem muitas cadeiras de rodas disponíveis no mercado, mas nenhuma com a capacidade de acompanhar o utilizador da fase de criança até a fase adulta. O trabalho realizado teve como objectivo a criação de um produto inovador no que diz respeito ao público-alvo com a introdução de alterações funcionais e estéticas na proposta. A proposta conceptual desenvolvida no âmbito deste trabalho contemplou a incorporação de um conjunto de elementos diferenciadores em relação às actuais cadeiras de rodas, como o sistema facilitador de subidas, um novo conceito de fecho e acomodação do quadro, mesmo com banco rígido e facilidade de adaptação às necessidades do utilizador. O projecto foi desenvolvido totalmente suportado por ferramentas CAD/CAE e recorreu a uma metodologia projectual estruturada, mais concretamente a utilização do QFD que permitiu, diminuir o tempo de desenvolvido da concepção de uma nova proposta de cadeira de rodas, uma vez que permite combinar quais as características que o consumidor mais valoriza, com os elementos que necessitam de mais atenção. Igualmente a utilização do FMEA permitiu antecipar eventuais problemas da proposta apresentada, tal como, os danos no utilizador ou ainda no produto. Todo o projecto foi desenvolvido a pensar na segurança e autonomia do utilizador, assim foi possível criar um produto diferente dos demais uma vez que tem a capacidade de acompanhar o ocupante durante a fase de crescimento e aumentar a capacidade de mobilidade e autonomia do utilizador através de um facilitador de mobilidade. | pt |
dc.description.abstract | Today it is given a special focus on mobility, for people with disabilities, physical and/or mental health, the wheelchair may be the only means of mobility. For this reason, it is essential to have wheelchairs improve the quality of life. There are many wheelchairs on the market, but none with the ability to follow the user from child until adulthood. The work aimed at creating an innovative product with respect to the target audience with the introduction of functional and aesthetic changes in the proposal. The concept proposal developed in this work included the incorporation of a set of differentiating elements in compared to existing wheelchairs, as facilitator of the system increases, a new concept of accommodation and closing the frame, even with a bank and adaptability to user needs. The project was developed fully supported by CAD / CAE and used a structured project methodology, specifically the use of QFD which allowed reduce the development time of the conception of a new proposal for a wheelchair, since it allows to combine the characteristics that consumers value most, with the elements that need more attention. It also allowed the use of FMEA anticipate any problems with the proposal presented, as the user or damage the product. The entire project was developed to think about security and autonomy of the user, that way is possible to create a product different from others since it has the ability to track the occupant during the growth phase and increase the capacity of mobility and autonomy of the user through a facilitator of mobility. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt |
dc.subject | Deficientes motores - Mobilidade | pt |
dc.subject | Cadeiras de rodas - Design | pt |
dc.subject | Ergonomia | pt |
dc.title | Desenvolvimento de uma cadeira de rodas manual adaptável | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado PT Bicicleta e Mobilidade Suave - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cadeira de rodas Adaptável.pdf | 5.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.