Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7840
Title: Turismo cultural nas comunidades rurais: o caso de Macieira de Alcôba
Author: Mesquita, Adriana Sofia Clemente
Advisor: Baptista, Maria Manuel Rocha Teixeira
Keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo - Aveiro (Portugal)
Turismo cultural
Turismo rural
Impacto económico
Desenvolvimento local
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O Turismo Cultural não é um fenómeno novo, mas é novidade no que se refere aos novos produtos culturais criados para consumo turístico. Nas últimas décadas, assistiu-se a um aumento exponencial de produtos e serviços turísticos e culturais como resposta a uma procura cada vez mais exigente. Neste sentido, e considerando a importância da criatividade para a economia e desenvolvimento das sociedades, esta surge como uma alternativa para a reprodução em série dos modelos de desenvolvimento turístico-culturais e apresenta-se como uma abordagem diferenciadora e competitiva no contexto do desenvolvimento turístico. O Turismo Criativo é, pois, apontado como a nova geração do Turismo Cultural, surgindo como uma resposta às exigências da sociedade actual ao combinar oportunidades de lazer com expressões de criatividade a aprendizagem pessoal. Verifica-se, assim, uma mudança de paradigma do turista contemporâneo, o qual se vê no papel de co-produtor e, simultaneamente, consumidor das experiências em que participa. Esta alteração neste paradigma do turista contemporâneo implica, consequentemente, uma revisão dos modelos de desenvolvimento turístico tradicionais e, nesse sentido, a comunidade local para a ter uma maior participação no processo de planeamento e gestão do seu desenvolvimento turístico. O propósito da presente investigação é, pois, demonstrar a relevância do Turismo Criativo, enquanto expressão do Turismo Cultural, para os novos modelos de desenvolvimento turístico e qual o papel da comunidade nesse desenvolvimento.
Cultural Tourism is not a new phenomenon, but it is new when it refers to the new cultural products created for tourist consumption. In the last decades, we have witness an exponential increase of tourist and cultural products and services, as a reply to a more qualified demand. Consequently, and considering its importance to the economy and the development of societies, creativity appears as an alternative for the serial reproduction of the touristic-cultural development models, presenting itself as a competitive and differentiated approach in the context of tourist development. Creative Tourism is, therefore, pointed out as the new generation of Cultural Tourism, emerging as an answer to the demands of the modern society, by combining leisure opportunities with expressions of creativity and personal learning. Hence, there is a shift in the contemporary tourist paradigm, who sees himself in the role of co-producer and, simultaneously, consumer of the experiences in which he participates. As a result, this change in the contemporary tourist paradigm implies a review of the traditional tourist development models and, in that sense, the local community starts having a higher participation in the process of management and planning their tourist development. The purpose of this investigation is, therefore, to demonstrate the relevance of Creative Tourism, as an expression of Cultural Tourism, for the new tourist development models and which is the role of the community in that development.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/7840
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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