Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7729
Title: | A criança com autismo e as respostas educativas - um estudo de caso |
Author: | Mendes, Catarina Rosa Ferreira Soares |
Advisor: | Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos |
Keywords: | Educação especial Ensino individualizado Integração escolar Crianças em idade pré-escolar Crianças autistas |
Defense Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Partindo da nossa experiência pessoal e profissional relacionada com a
Educação Especial, este trabalho surge como uma abordagem às respostas
educativas concretas face à criança portadora de Perturbação do Espectro do
Autismo, no contexto educativo que frequenta. O contexto em análise foi o
Jardim de Infância e a Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de
Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo frequentados pela criança
presente neste estudo. Procuraram-se as características presentes no
contexto e a forma como estas confluem no sentido da inclusão, recorrendo à
abordagem experiencial no contexto do Jardim de Infância. Foi utilizado o
Sistema de Acompanhamento das Crianças que se constituiu como um
instrumento essencial à observação, avaliação e reflexão sobre o grupo de
crianças, sobre o contexto e sobre a criança individualmente bem como à
planificação de linhas gerais de intervenção. Pretendeu-se, pela abordagem
experiencial, caracterizar as respostas educativas presentes e contribuir para a
promoção do Bem-estar emocional e da Implicação na criança com PEA neste
contexto particular. From our personal and professional experience related to Special Education, this work appears as an approach to address specific educational responses to the child with Autism Spectrum Disorder, who attends the educational context. The context in analysis was the kindergarten and the Structured Unit for the Education of Students with Autism Spectrum Disorder frequented by this child. We looked for the features present in the context and how these converge in the sense of inclusion, using the experiential approach in the context of the kindergarten. We used the Support System for Children that was constituted as an essential tool for the observation, evaluation and reflection on the group of children on the context and on the individual child and the general planning of (the) intervention. It was intended, by the experiential approach, characterize the educational responses present and contribute to the promotion of the emotional well-being and of the implication in the child with ASD in this particular context. |
Description: | Mestrado em Ciências da Educação - Gestão Curricular |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7729 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.