Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7499
Title: Quality improvement in tire retreading industry: a case study
Other Titles: Melhoria da qualidade na indústria de recauchutagem de pneus
Author: Bahmankhah, Behnam
Advisor: Alvelos, Helena Maria Pereira Pinto Dourado e
Keywords: Gestão industrial
Gestão industrial - Médio Oreinte
Gestão da produção
Gestão da qualidade
Controlo de qualidade
Reciclagem - Pneus
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: The general objective of this project is to describe the application of quality tools in an uncommon industrial environment - tire retreading. The specific goals are to better understand the root causes of the main quality problems that result from the production process, to rank those causes taking into account the importance of thei r occurrence, to ident ify the critical step of the production process in view of the main problem identi fied, and to explore the potential causes of problems in that step. The methodology used combined basic and new quality tools in order to identi fy, classify and analyse the main problems according to their priority (weight of importance). The tools used were Pareto Chart, Brainstorming, Fishbone Diagram and Matrix diagram. The company where the study was carried out was the Ken Ti re Industrial Complex, which is one of the biggest Ti re Retreading Companies in Middle East. The data was collected during all the year of 2009 from quality and production records. The main problems were classified according the cost of defects that happen during the production process and the use of appropriate improvement quality tools is proposed in order to minimize the impact of defect causes in final products and semi -products.
O objectivo geral deste projecto é de descrever a aplicação de ferramentas da qualidade num ambiente industrial pouco comum – a recauchutagem de pneus. Os objectivos específicos são: (i) compreender melhor as causas dos principais problemas que resultam do processo de produção; (ii ) classificar essas causas levando em consideração a importância da sua ocorrência; (iii) identi ficar as etapas críticas do processo de produção na perspectiva do principal problema identi ficado (iv) e explorar as potenciais causas dos problemas que ocorrem nessas etapas. A metodologia usada combinou novas ferramentas da qualidade com ferramentas básicas de forma a identificar, classificar e analisar os principais problemas de acordo com as suas prioridades. As ferramentas usadas foram o diagrama de Pareto, Brainstorming, Diagrama de espinha de peixe e o diagrama de mat riz. A empresa onde o estudo foi realizado foi a Ken Ti re Industrial Complex, que é uma das maiores empresas de Recauchutagem de pneus do Médio Oriente. A informação foi recolhida durante o ano 2009 com base em registos da área da qualidade e da produção. Os principais problemas foram classificados de acordo com o custo dos defeitos que aconteceram durante o processo de produção. Foi proposta a utilização de ferramentas de melhoria da qualidade apropriadas para minimizar o impacto das causas dos defeitos nos produtos finais e nos semi-produtos.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/7499
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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