Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7467
Title: End user behaviour and performance analysis in 3G networks
Other Titles: Análise de desempenho e do comportamento do utilizador em redes 3G
Author: Pais, Igor Alexandre Almeida
Advisor: Sousa, Amaro Fernandes de
Keywords: Engenharia electrónica
Redes de telecomunicações
Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho
Qualidade de serviços
Comportamento dos consumidores
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores, mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e eficiência. O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador final numa determinada região.
The Quality of Service (QoS) is already a major concern for operators, but things are changing and, although in many cases better QoS results in better Quality of Experience (QoE), fulfilling the required performance parameters is not a synonym of satisfied users. QoE conditions can immediate response on the user satisfaction and thus the goal of QoS assurance should be to promote a better QoE. This will give the operator a deeper sense of the contribution of network’s performance to the overall level of customer satisfaction in terms of reliability, availability, scalability, speed, accuracy and efficiency. The main goal of this work is to provide operators with mechanisms for end user behaviour analysis and at the same instant detailed network status. With this information operators know the end users behaviour in a certain region, know in detail network performance metrics and can adapt QoS mechanisms to fulfil end users expectations.
Description: Mestrado em Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/7467
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5566.pdf5.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.