Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7467
Title: | End user behaviour and performance analysis in 3G networks |
Other Titles: | Análise de desempenho e do comportamento do utilizador em redes 3G |
Author: | Pais, Igor Alexandre Almeida |
Advisor: | Sousa, Amaro Fernandes de |
Keywords: | Engenharia electrónica Redes de telecomunicações Serviços de telecomunicações - Avaliação de desempenho Qualidade de serviços Comportamento dos consumidores |
Defense Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A Qualidade de Serviço (QoS) é uma preocupação para os operadores,
mas devido à evolução da rede para um enorme número de serviços
com requisistos diferentes, garantir uma boa QoS não é exatcamente
sinónimo de utilizadores satisfeitos. A percepção da qualidade de
serviço por parte dos utilizadores (QoE) garante aos operadores uma
visão do grau de satisfação do utilizador final. O objectivo de uma boa
QoS deve ser promover uma melhor QoE nos utilizadores. A QoE
permite aos operadores saberem de que forma é que as condições da
rede satisfazem as expectativas dos seus utilizadores em termos de
confiança, disponibilidade, escalabilidade, velocidade, desempenho e
eficiência.
O objectivo deste trabalho é o desenvolvimento de mecanismos que
permitam aos operadores analisarem ao mesmo tempo o
comportamento dos utilizadores e o estado da rede em termos de
qualidade numa determinada região. Com este tipo de informação
disponível os operadores podem adaptar os mecanismos de QoS da
rede de modo a prencherem na totalidade as expectativas do utilizador
final numa determinada região. The Quality of Service (QoS) is already a major concern for operators, but things are changing and, although in many cases better QoS results in better Quality of Experience (QoE), fulfilling the required performance parameters is not a synonym of satisfied users. QoE conditions can immediate response on the user satisfaction and thus the goal of QoS assurance should be to promote a better QoE. This will give the operator a deeper sense of the contribution of network’s performance to the overall level of customer satisfaction in terms of reliability, availability, scalability, speed, accuracy and efficiency. The main goal of this work is to provide operators with mechanisms for end user behaviour analysis and at the same instant detailed network status. With this information operators know the end users behaviour in a certain region, know in detail network performance metrics and can adapt QoS mechanisms to fulfil end users expectations. |
Description: | Mestrado em Electrónica e Telecomunicações |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7467 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DETI - Dissertações de mestrado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.