Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7464
Title: Sistema de monitorização do nível de enchimento de ecopontos
Author: Gouveia, Luís Girão Mendes
Advisor: Cunha, Telmo Reis
Bastos, Carlos Alberto
Keywords: Engenharia electrónica
Recolha de resíduos urbanos - Optimização
Sistemas de controlo
Monitorização remota
Sistemas de informação geográfica
Sistemas de comunicação móveis
Defense Date: 2009
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Hoje em dia, devido à inexistência de um sistema eficaz de controlo do enchimento de ecopontos, as câmaras municipais ou empresas privadas responsáveis pela recolha urbana têm uma grande dificuldade em predefinir os circuitos dos seus veículos de recolha. A periodicidade com que são agendadas estas recolhas acaba inevitavelmente por errar, quer por defeito, quer por excesso. No primeiro caso, no momento da passagem do veículo pelo ecoponto este já está completamente cheio ficando resíduos no chão, o que, para além de visualmente inestético, pode originar odores desagradáveis e dificultar a passagem de peões ou automóveis. No segundo caso, pode levar a um consumo desnecessário de combustível e horas de trabalho, uma vez que o contentor ainda não estava completamente cheio. Importa referir como mera curiosidade que um veículo de recolha de RSU (resíduos sólidos urbanos) chega a consumir cerca de 50L / 100 km e a produzir 500 g/km de CO2 quando efectua, como na maioria das vezes, um percurso urbano. Por outro lado, as empresas que operam neste ramo, apesar de terem dados concretos sobre o volume de resíduos produzidos por determinado distrito/concelho, a um nível mais local possuem muito pouca informação sobre o volume de resíduos produzido por ecoponto ou urbanização. Assim, não só a periodicidade das recolhas acaba por errar, como também o dimensionamento dos contentores acaba por ser efectuado sem ter em vista dados mensuráveis. Foi neste contexto que surgiu a ideia de criar um sistema de monitorização do nível de ecopontos auto-suficiente do ponto de vista energético. O sistema proposto nesta dissertação insere-se no universo da limpeza urbana e tem como objectivo optimizar e equilibrar escalas e circuitos e paralelamente, facilitar o dimensionamento dos contentores dos ecopontos face à produção de resíduos domésticos. Em suma, contribuir para que a recolha baseada em dados empíricos seja substituída a curto/médio prazo por uma recolha dinâmica baseada em dados concretos enviados em tempo-real.
In the absence of an efficient waste level monitoring system for the containers involved in waste collection, enterprises and counties are facing many problems and difficulties. It is currently impossible to correctly define the routes where optimization of collection could be done. The time between collections on any given route is inevitably incorrect, i.e. too frequent or too far apart. When too frequent, the container is not filled and this leads to inefficiencies in working hours and fuel consumption which can be as high as 50 L / 100 km. When too infrequent, the container fills up completely and then waste is left uncollected with the many problems associated with this, both aesthetic and environmental/health related. CO2 emissions are also a concern in urban areas as they can be as high as 500 g/km. Even though each enterprise and county is conscientious of their waste issues and the total amounts within their local district they possess very little information about the amount of waste collected by each container or in each city block. Lack of measurable data means that neither the collection times or the size of collection vehicle used can be optimized. These problems lead to the idea of creating a self-sustainable level indication device for such containers. The system proposed in this paper was conceived for the waste management business. It claims to optimize waste collection routes and the frequency of collection along with selecting the most appropriate size of container required. This system aims to replace the current waste collection regimes based on empirical data for a new dynamically balanced approach based on real-time data.
Description: Mestrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
URI: http://hdl.handle.net/10773/7464
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DETI - Dissertações de mestrado

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