Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7458
Title: O design de pré-produção na criação cinematográfica colaborativa
Author: Alves, Luís André Ferreira
Advisor: Valente, António Manuel Dias Costa
Keywords: Cinematografia
Produção cinematográfica
Criação artística
Marketing
Redes sociais
Comunicação multimédia
Internet - Web 2.0
Defense Date: 20-Dec-2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O estudo presente nesta dissertação foi realizado em concordância com os objectivos de produção do filme “Aqui/Here”, uma obra cinematográfica da vertente da realização colaborativa, cujo objectivo inicial assentou na concretização de uma atividade de escrita global, destinada a angariar ideias de narrativa para as 10 curtas metragens deste filme. É avaliado o impacto que o design de pré-produção e os meios de comunicação online têm na consciencialização de uma atividade de "crowdsourcing" global, na qual é pretendida a colaboração dos públicos mundiais para a criação do argumento de um filme, a matéria prima que definirá os contornos futuros da sua narrativa e que ditará os requisitos de produção necessários para a sua concretização. Em suma, serão estudados os procedimentos necessários para o desenvolvimento da mensagem de existência de um projeto fílmico, desde o seu conceito inicial até à sua divulgação efetiva, no decurso da fase de préprodução. Por fim, será também estudada a adequação do formato da sinopse como veículo para a expressividade artística dos públicos, em atividades de escrita competitiva concretizadas a um nível de abrangência global.
This dissertation's study was conducted based on the "Aqui/Here" movie's initial production objectives: the promotion of a worldwide writing competition destined to gather narrative ideas for this co-directed movie's 10 different short films. The impact of pre-production design will be evaluated in the context of a worldwide promotion, using mainly online communication channels, and the project's final results will propose a set of conclusions about their effectiveness in the process of raising awareness for a "crowdsourcing" activity requesting the collaboration of various world audiences for the creation of a movie's conceptual basis, the script, which dictates the narrative's future outline and the production requisites needed for its development. The field work of this study will evaluate the procedures needed for the development of a movieʼs existential message, from its initial concept to its effective promotion, exclusively in the pre-production phase. Additional studies will judge the effectiveness of the synopsis format as a writing tool used to allow the creative intervention of people coming from the most diverse places in the world, in the context of a global writing activity.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/7458
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
245096.pdf9.71 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.