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http://hdl.handle.net/10773/7458
Title: | O design de pré-produção na criação cinematográfica colaborativa |
Author: | Alves, Luís André Ferreira |
Advisor: | Valente, António Manuel Dias Costa |
Keywords: | Cinematografia Produção cinematográfica Criação artística Marketing Redes sociais Comunicação multimédia Internet - Web 2.0 |
Defense Date: | 20-Dec-2011 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O estudo presente nesta dissertação foi realizado em concordância com os
objectivos de produção do filme “Aqui/Here”, uma obra cinematográfica da
vertente da realização colaborativa, cujo objectivo inicial assentou na
concretização de uma atividade de escrita global, destinada a angariar ideias
de narrativa para as 10 curtas metragens deste filme.
É avaliado o impacto que o design de pré-produção e os meios de
comunicação online têm na consciencialização de uma atividade de
"crowdsourcing" global, na qual é pretendida a colaboração dos públicos
mundiais para a criação do argumento de um filme, a matéria prima que
definirá os contornos futuros da sua narrativa e que ditará os requisitos de
produção necessários para a sua concretização.
Em suma, serão estudados os procedimentos necessários para o
desenvolvimento da mensagem de existência de um projeto fílmico, desde o
seu conceito inicial até à sua divulgação efetiva, no decurso da fase de préprodução.
Por fim, será também estudada a adequação do formato da sinopse
como veículo para a expressividade artística dos públicos, em atividades de
escrita competitiva concretizadas a um nível de abrangência global. This dissertation's study was conducted based on the "Aqui/Here" movie's initial production objectives: the promotion of a worldwide writing competition destined to gather narrative ideas for this co-directed movie's 10 different short films. The impact of pre-production design will be evaluated in the context of a worldwide promotion, using mainly online communication channels, and the project's final results will propose a set of conclusions about their effectiveness in the process of raising awareness for a "crowdsourcing" activity requesting the collaboration of various world audiences for the creation of a movie's conceptual basis, the script, which dictates the narrative's future outline and the production requisites needed for its development. The field work of this study will evaluate the procedures needed for the development of a movieʼs existential message, from its initial concept to its effective promotion, exclusively in the pre-production phase. Additional studies will judge the effectiveness of the synopsis format as a writing tool used to allow the creative intervention of people coming from the most diverse places in the world, in the context of a global writing activity. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7458 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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