Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7423
Title: Manual de SNC
Author: Rocha, Dina Paula de Jesus
Advisor: Cravo, Domingos José da Silva
Azevedo, Graça Maria do Carmo
Keywords: Metodologia de ensino
Técnicas pedagógicas - Ensino secundário
Motivação dos alunos
Contabilidade - Empresas
Informação financeira
Demonstrações financeiras
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Os actuais manuais de contabilidade do ensino secundário não contemplam a “nova forma de pensar contabilidade” que o Sistema de Normalização Contabilístico representa. Não têm por base a definição económica de empresa, mas sim a definição jurídica; não contemplam as definições dos elementos das Demonstrações Financeiras - activo, passivo, capital próprio, gastos e rendimentos - e não partem das Demonstrações Financeiras para chegar às regras da movimentação de contas. No presente projecto propõe-se não só transmitir esta “nova forma de pensar contabilidade”, mas também transmitir as competências básicas para aprender contabilidade de uma forma lúdica e atractiva. Partindo das vivências pessoais da personagem “Toninho”, e usando uma escrita informal com perguntas constantes e reforços positivos contínuos, é apresentada a história de um adolescente empreendedor que necessita de aprender a linguagem dos negócios. Ao longo da história vão sendo expostos os conceitos e as competências básicas necessários para a compreensão da contabilidade. Pretende-se envolver emocionalmente o leitor, para que a experiência de aprendizagem seja maximizada e centralizada nas descobertas que o “Toninho”, progressivamente, vai realizando. Com este projecto intenta-se construir um instrumento de trabalho útil para o ensino da contabilidade.
The current accountancy books in secondary education do not take into account the "new way of thinking about accounting" which is included in the System Accounting Standards. These programs are not based on the economic concept of enterprise, but on its legal definition; they do not contain the definitions of the elements of financial statements - of assets, liabilities, equity, expenses and income - and they don’t go from the financial statements to get to the rules of account operations. This project aims to convey not only this "new way of thinking accountancy", but also the basic skills to learn accountancy in a playful and attractive way. Based on the personal experiences of the character Toninho, and by using an informal writing where endless questions are made and where continual positive reinforcement is given, the story of a teenage entrepreneur who needs to learn the language of business is presented. The concepts and the basic skills that are necessary for the understanding of accounting will be given throughout the story. It is intended to engage the reader emotionally, so that the learning experience might be maximized and centered on Toninho’s gradual findings. This project aims to build a useful working tool for the teaching of accountancy.
Description: Mestrado em Contabilidade - Fiscalidade
URI: http://hdl.handle.net/10773/7423
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
245086.pdf1.73 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.