Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7397
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Correia, Jorge Salgado | pt |
dc.contributor.author | Simões, Sara Margarida de Oliveira Braga | pt |
dc.date.accessioned | 2012-03-20T09:40:50Z | - |
dc.date.available | 2012-03-20T09:40:50Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/7397 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino da Música | pt |
dc.description.abstract | A integração de disciplinas de Canto no Ensino Básico criou uma nova realidade para os professores: educar vozes de crianças e adolescentes, ainda que a sua formação universitária não os tenha preparado para isso. Neste estudo, foram realizadas entrevistas a especialistas em saúde vocal (uma fonoaudióloga, terapeutas da fala e um otorrinolaringologista), a uma formadora especialista em pedagogia vocal para a infância, a duas maestrinas de coros infantis e professores com experiência na área; foram, também, observados dois ensaios de um coro infantil. Estes dados foram, posteriormente, cruzados com a informação recolhida na revisão da literatura dando origem a uma série de recomendações que - constituem uma tradução pedagógica clara da informação - exercícios e repertório adequados ao estádio de desenvolvimento. | pt |
dc.description.abstract | In Portugal, singing teachers are now faced with a new reality: teaching children and adolescents, although their university courses have not prepared them for that. In this study, interviews were made to health specialists (speech therapists and a laryngologist), to a specialist in Vocal pedagogies for childhood, two directors of children’s choirs and experienced teachers in voice training for children; also, two rehearsals of a children’s choir were observed. These data were then crossed with the information collected in the literature review and were then proposed a series of recommendations - a clear pedagogical translation of that information - exercises and appropriate repertoire adequate to the stages of development from 10 to 15 years old. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação musical | pt |
dc.subject | Técnicas pedagógicas | pt |
dc.subject | Técnicas musicais | pt |
dc.subject | Canto - Ensino básico | pt |
dc.subject | Música vocal | pt |
dc.title | Especificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocal | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
244838.pdf | 1.49 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.