Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCorreia, Jorge Salgadopt
dc.contributor.authorSimões, Sara Margarida de Oliveira Bragapt
dc.date.accessioned2012-03-20T09:40:50Z-
dc.date.available2012-03-20T09:40:50Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/7397-
dc.descriptionMestrado em Ensino da Músicapt
dc.description.abstractA integração de disciplinas de Canto no Ensino Básico criou uma nova realidade para os professores: educar vozes de crianças e adolescentes, ainda que a sua formação universitária não os tenha preparado para isso. Neste estudo, foram realizadas entrevistas a especialistas em saúde vocal (uma fonoaudióloga, terapeutas da fala e um otorrinolaringologista), a uma formadora especialista em pedagogia vocal para a infância, a duas maestrinas de coros infantis e professores com experiência na área; foram, também, observados dois ensaios de um coro infantil. Estes dados foram, posteriormente, cruzados com a informação recolhida na revisão da literatura dando origem a uma série de recomendações que - constituem uma tradução pedagógica clara da informação - exercícios e repertório adequados ao estádio de desenvolvimento.pt
dc.description.abstractIn Portugal, singing teachers are now faced with a new reality: teaching children and adolescents, although their university courses have not prepared them for that. In this study, interviews were made to health specialists (speech therapists and a laryngologist), to a specialist in Vocal pedagogies for childhood, two directors of children’s choirs and experienced teachers in voice training for children; also, two rehearsals of a children’s choir were observed. These data were then crossed with the information collected in the literature review and were then proposed a series of recommendations - a clear pedagogical translation of that information - exercises and appropriate repertoire adequate to the stages of development from 10 to 15 years old.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação musicalpt
dc.subjectTécnicas pedagógicaspt
dc.subjectTécnicas musicaispt
dc.subjectCanto - Ensino básicopt
dc.subjectMúsica vocalpt
dc.titleEspecificidades do canto no ensino básico: com base em literatura e no testemunho de professores, formadores e especialistas em saúde vocalpt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
244838.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.