Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/7358
Title: | Como definir uma estratégia de compras de materiais de embalagem |
Author: | Costa, Carlos Emanuel Rodrigues |
Advisor: | Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes |
Keywords: | Gestão industrial Gestão estratégica Redes de abastecimento Avaliação de desempenho Aprovisionamento Embalagens |
Defense Date: | 2010 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Neste trabalho vai elaborar-se uma proposta de como definir uma estratégia de
compras para materiais de embalagem.
Com a recente “crise” instalada nos mercados nacionais e internacionais, as
empresas vivem cada vez mais com dificuldades financeiras e sempre
tentando reduzir custos para sobreviver.
As compras tornaram-se numa parte estratégica das empresas e nos dias que
correm, serão poucas as empresas que não invistam em recursos qualificados
para dirigir este departamento.
As compras têm várias ferramentas ao seu dispor para avaliarem o mercado e
os fornecedores disponíveis, cada departamento tem as suas ideias e usam as
ferramentas que mais se adequam à empresa em questão.
No caso de estudo usou-se a análise das 5 forças de Porter para caracterizar o
mercado das caixas de cartão e perceber quais os principais factores a ter em
conta.
Seguiu-se uma Análise SWOT onde se analisaram os principais aspectos do
mercado de caixas de cartão, tanto a nível interno como a nível externo.
Por fim fez-se o enquadramento na matriz de Kraljic que permite determinar o
tipo de abordagem que a empresa deve ter relativamente a este tipo de
fornecedores.
Foi então elaborada uma proposta, com base numa análise de mercado para
definir uma estratégia de compras para materiais de embalagem. This work will be studying a proposal to define a stategy for purchasing packaging materials of Oliveira & Irmão. With the recent “crisis” installed in national and international markets, companies are increasingly living with financial problems always trying to reduce costs to survive. The purchases have become a strategic part of business and these days, only few companies will not invest in skilled resources to manage this department. The purchasing department has several tools at their disposal to assess the market and suppliers available, each department have their ideas and use the tools that best fit the company. In the case study is used the Porter's five forces analysis to characterize the market for cardboard boxes and understand the main factors taken into account. Then is proceeded to the SWOT analysis which examined the main aspects of the cardboard boxes markets, both internally and externally. Finally the framework was made in a Kraljic matrix that determines the kind of approach that the company should have according to such suppliers. It was then prepared a proposal, based on a market’s analysis to define a purchasing strategy of packaging materials. |
Description: | Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/7358 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_final_capa.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.