Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/7322
Title: Sono e indicadores do funcionamento neuropsicológico em crianças
Author: Costa, Ana Rita Queiroz Seabra da
Advisor: Gomes, Ana Allen
Keywords: Psicologia clínica
Perturbações do sono
Processos cognitivos
Testes psicológicos
Crianças em idade escolar
Defense Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Introdução: Nos últimos anos parece assistir-se a um interesse crescente, a nível internacional, por conhecer as associações entre os padrões de sono das crianças e o seu funcionamento neuropsicológico. O presente trabalho tem por objectivo analisar as relações dos hábitos, comportamentos e problemas de sono em crianças de idade escolar com alguns aspectos do funcionamento neuropsicológico, nomeadamente com a capacidade perceptiva e a memória visual. Participantes e Métodos: A amostra seleccionada incluiu 100 crianças, 47 do sexo masculino e 53 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos de idade (M = 7,94; DP = 0,92), que frequentavam o 1º Ciclo do Ensino Básico. Foi aplicado um questionário de sono respondido pelos pais (Questionário sobre o Padrão Sono-Vigília de Crianças em idade escolar (PSVC) (Clemente, 1997) e um teste neuropsicológico (Figura Complexa de Rey, normas e manual portugueses de Rocha e Coelho, cf. Rey, 2002), para medir os padrões de sono e aspectos neuropsicológicos, respectivamente. Resultados: Foram encontradas algumas associações significativas entre padrões de sono e funcionamento neuropsicológico, discutidas tendo em conta os dados encontrados na literatura. Nem todos os resultados encontrados foram de encontro com o previsto, de acordo com outros estudos. Conclusão: O sono está relacionado com o funcionamento neuropsicológico medido pela Figura Complexa de Rey. No entanto, é preciso continuar a investigar para esclarecer o sentido destas associações.
Introduction: In recent years, it has been noted an increased interest, internationally, in knowing the associations between children’s sleep patterns and their neuropsychological functioning. The present study aims to analyze the associations between sleep’ habits, behaviors and problems of school-aged children and some aspects of their neuropsychological functioning, namely with their perceptive ability and visual memory. Participants and Methods: The selected sample involved 100 Portuguese children, 47 male and 53 female, with ages ranging between 7 and 11 years-old (M = 7,94; DP = 0,92), attending primary school (1st cycle of Basic Education). It was administered a parental questionnaire (Questionário sobre o Padrão Sono-Vigília de Crianças em idade escolar (PSVC) (Clemente et al. 1997) and a neuropsychological test (The Rey Complex Figure, Portuguese manual and norms by Rocha and Coelho, cf. Rey. 2002), in order to measure sleep patterns and neuropsychological aspects, respectively. Results: It was found some significant associations between sleep patterns and neuropsychological functioning, discussed according to the literature revised. Not all findings meet the expected, according to other studies. Conclusion: Sleep is related to neuropsychological functioning as measured by The Rey Complex Figure. However, it is still need to continue investigate in order to clarify the meaning of these associations.
Description: Mestrado em Psicologia - Psicologia Clínica e da Saúde
URI: http://hdl.handle.net/10773/7322
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
246507.pdf544.96 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.